Amor e Sexo > Métodos Contraceptivos

Método sintotermal ajuda a entender os sinais de fertilidade

Por Redação Fortíssima 01/02/2016

A cada dia os métodos naturais de contracepção estão mais em evidência. O motivo? Há quem questione os efeitos dos hormônios encontrados em pílulas anticoncepcionais. Recentemente, pesquisadores descobriram uma técnica de percepção da fertilidade, chamada de método sintotermal.

Acredita-se que ele seja tão eficaz quanto a pílula para evitar a gravidez – desde que usado corretamente. Tudo funciona a partir da identificação de sinais que o corpo feminino produz. 

Como funciona o método sintotermal

De acordo com um estudo publicado na revista Human Reproduction, o método sintotermal pode ser tão eficaz quanto a pílula anticoncepcional. Trata-se de uma forma de planejamento familiar natural que permite aos casais identificar com precisão a fase fértil da mulher. Basta medir sua temperatura e observar secreções cervicais.

Foram observados dois grupos de casais, um dos quais se absteve do sexo durante o período fértil e outro que usou algum outro método de barreira nessa fase. Os dados mostraram que os primeiros tiveram uma taxa de 0,4% de gravidez não planejada, contra 0,6% do segundo grupo.

Método sintotermal ajuda a controlar o ciclo menstrual e ovulação.

A técnica para descobrir quais os melhores dias para ter relações sexuais. Foto: iStock Getty Images.

Para usar o método sintotermal, a mulher precisa aprender os sinais naturais de fertilidade do corpo e saber sua temperatura todas as manhãs. As leituras diárias são feitas com um termômetro basal, capaz de determinar a temperatura corporal com precisão de poucos centésimos de grau.

A precisão é importante para detectar o ligeiro aumento da temperatura – que marca o fim do período fértil. É importante manter um gráfico para registrar as medições e anotar outros sinais que indicam ovulação próxima.

Dentre eles estão inconsistência do muco cervical, posição do colo do útero, ciclo de cólicas e alterações de humor. Há vários aplicativos para smartphones e softwares de computador disponíveis para esses registros.

Antes de usar esse método, porém, a mulher deve monitorar seu ciclo menstrual durante alguns meses. Em um ciclo de 28 dias, é provável que ela ovule cerca de 14 dias após o início da menstruação – ou seja, ela é capaz de engravidar entre os dias oito e 20 do seu ciclo, considerando o tempo de vida dos espermatozoides.

Como nem todas seguem esse padrão, primeiro é preciso entender o funcionamento do seu corpo. Vale lembrar que os casais podem usar essa mesma técnica para descobrir quais os melhores dias para ter relações sexuais caso desejem uma gravidez.

Vantagens e desvantagens do método

Quando usado corretamente, o método sintotermal é relativamente confiável. Além disso, trata-se de uma técnica de controle de natalidade que dispensa o uso de contraceptivos e hormônios baseados em outros métodos – e que muitas vezes possuem efeitos colaterais. É ainda muito mais barato do que a pílula ou injeções.

Para funcionar, o método deve ser utilizado corretamente – o que não acontece com muitos casais. Por exemplo, a falta de sono pode fazer a temperatura da mulher variar. Além disso, a consistência do muco cervical muitas vezes se altera se há infecção vaginal – das quais muitas vezes sequer se sabe a existência.

Os ovários são capazes ainda de expulsar um óvulo em intervalo irregular, sem qualquer aviso sintomático. Por isso, é preciso conversar com seu médico antes de suspender outros métodos. Não menos importante, lembre-se de que a técnica de percepção da fertilidade não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!