Bem-Estar > Motivação

Cordão da Bola Preta: conheça o bloco mais antigo do Rio

Por Redação Fortíssima 02/02/2016

Os desfiles das escolas de samba são uma marca do Rio de Janeiro, mas a capital carioca também é conhecida pelo seu carnaval de rua. Um deles faz a festa desde 1918. É o Cordão da Bola Preta, o mais antigo da cidade maravilhosa e que atrai uma multidão de pessoas para as ruas do Centro.

Cordão da Bola Preta é patrimônio cultural da cidade

No final do século 19, o carnaval do Rio de Janeiro era marcado pela festa dos cordões, ou seja, grupos de pessoas que andavam em fila cantando e dançando marchinhas, sempre mascarados ou fantasiados. Um deles está na ativa até hoje e se tornou um dos ícones da festa carioca.

O Cordão da Bola Preta surgiu em 1918, quando Álvaro de Oliveira reuniu alguns amigos – Chico Brício, Porrete Vaselina, Pato Rebolão, Fala Baixo e outros – para fundar um cordão. Ele só recebeu o seu nome pouco antes de entrar na avenida, quando o grupo avistou uma linda moça com um vestido de bolas pretas.

Uma das características dos foliões do bloco é justamente homenagear suas origens, usando roupas com bolas pretas. Atualmente, é considerado o maior bloco de carnaval do mundo, um título informal dado em razão do grande número de pessoas que reúne todos os anos. Somente em 2012, segundo a organização, foram mais de 2,5 milhões de pessoas na folia.

O hino do bloco carnavalesco é outro de seus pontos característicos. Trata-se de uma marchinha conhecida em todo o país, a Marcha do Cordão da Bola Preta. A música é famosa pelo seu refrão quem não chora, não mama, que abre o desfile. Para encerrar as atividades, a marchinha escolhida é uma homenagem ao Rio, quando todos os foliões dançam ao som da música Cidade Maravilhosa.

Em 2014, o bloco entrou para a história da cidade. Ele ganhou da Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o título de bloco mais antigo da cidade e patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

cordao-da-bola-preta-doutissima-facebook

O grupo reúne milhões de pessoas nas ruas do Rio. Foto: Facebook, Reprodução

Programação para o carnaval 2016

Como todos os anos, o desfile do Cordão da Bola Preta é um dos eventos mais esperados. Os organizadores esperam duas milhões de pessoas nas ruas. Ele está programado para o dia 6 de fevereiro e a concentração começa cedo: às 7h, na Rua 1º de Março, no Centro do Rio.

O desfile inicia na Praça XV, às 9h, onde os foliões podem acompanhar muitas marchinhas e sambas enredo emanados dos carros de som durante o trajeto que passa pela Avenida Presidente Antônio Carlos. A dispersão está prevista para às 13h, na Rua Araújo Porto Alegre.

Entre as celebridades que irão participar do desfile deste ano estão a cantora Maria Rita (madrinha do bloco), o cantor Neguinho da Beija-Flor (padrinho), a atriz Leandra Leal (porta-estandarte) e a cantora Ludmilla, que estreia como rainha do cordão.  Além disso, outros eventos acontecem na sede do cordão, na Rua da Relação, número 3, no Centro.

Confira a programação completa:

  • 06/02, das 9h às 14h: 98º Desfile Paz, Amor, Tradição e Folia

Onde? Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro

  • 06/02, das 13 horas às 19 horas: Macarronada Carnavalesca

Onde? Sede do Bola

  • 07, 08 e 09/02, das 23 horas às 4 horas: Bailes de Carnaval

Onde? Sede do Bola

  • 09/02, das 15 horas às 19 horas: Baile Infantil

Onde? Sede do Bola

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!