Bem-Estar > Motivação

Escolas de samba de São Paulo prometem fazer bonito

Por Redação Fortíssima 02/02/2016

As escolas de samba de São Paulo costumam fazer bonito na avenida. São 14 agremiações no grupo especial, que desfilam nos próximos dias 5 e 6 de fevereiro. A promessa é de enredos para empolgar o público no sambódromo do Anhembi. 

escolas de samba de sao paulo-doutissima-fernandes-ligasp

São Paulo tem um dos desfiles mais competitivos do país. Foto: Fernandes/LigaSP

Desfile das escolas de samba de São Paulo

Para 2016, as escolas de samba de São Paulo diversificaram seus temas. É possível encontrar enredos sobre religiosidade e homenagens, como ao cantor Milton Nascimento, e até à estrela da noite, o samba. Conheça um pouco de cada uma das principais agremiações do grupo especial e saiba o que esperar na avenida:

Vai-Vai

Uma das mais tradicionais escolas, surgiu em 1914 como o primeiro cordão carnavalesco de São Paulo. Logo se tornou o Grupo Carnavalesco Vai-Vai, usando preto e branco como cores oficiais.  É a maior campeã do carnaval paulistano, com 14 títulos. Atual vencedora, ela vai para a avenida com o enredo Je suis Vai-Vai, bem-vindos à França.

Mocidade Alegre

Fundada em 1967 por um grupo de amigos, coleciona dez títulos conquistados. Atual vice-campeã do carnaval, é carinhosamente chamada como a Morada do Samba. É conhecida por sempre inovar na avenida. Neste ano, a agremiação irá levar para a o sambódromo uma homenagem ao centenário do samba. O enredo Ayọ, a alma ancestral do samba remete ao deus do ritmo.

Rosas de Ouro

Uma das maiores escolas de São Paulo, desfilou pela primeira vez em 1973. Em 1983, veio o seu primeiro título, com o enredo Nostalgia. A coroa foi renovada ainda em 1994 e 2010. Para repetir esses feitos, a escola escolheu falar sobre um assunto inovador, a tatuagem. O enredo é intitulado Arte à flor da pele, a minha história vai marcar você.

Águia de Ouro

Originária das famosas rodas de samba e nascida em 1976, somente no ano seguinte teve a sua estreia no Grupo 4 do carnaval paulista, quando conquistou o vice-campeonato. Nos últimos anos a agremiação vem fazendo bonito na avenida e costuma figurar no topo da classificação. Para 2016 o enredo será Ave Maria cheia de faces, uma homenagem à padroeira do Brasil.

Não perca os horários dos desfiles

As escolas do grupo especial de São Paulo irão desfilar nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2016, no sambódromo do Anhembi. Pérola Negra, atual vice-campeã do grupo de acesso de 2015, abrirá o dia de desfiles na sexta-feira. A campeã do acesso, Unidos do Peruche, será a primeira a desfilar no sábado.

Na dúvida sobre quando a sua escola do coração entra na passarela do samba? Confira a lista com a ordem e o horário de todas as participantes do Grupo Especial de São Paulo: