Maquiagem

Passo a passo para fazer uma maquiagem masculina

Por Redação Fortíssima 02/02/2016

Está na hora de deixar o tabu de lado e assumir: a maquiagem masculina pode ser uma excelente aliada. Afinal, por que não lançar mão de produtos já disponíveis no mercado para conquistar uma pele mais uniforme, disfarçar espinhas e garantir autoestima extra em qualquer ocasião?

Para usufruir dos benefícios desse conjunto de técnica, basta saber alguns truques sobre como utilizar os cosméticos e valorizar o visual. O primeiro passo é conhecer e se familiarizar com os produtos à disposição, que são capazes de transformar completamente a aparência.

Maquiagem masculina: como fazer?

Se você quer incluir a maquiagem no seu dia a dia, mas não tem a mínima ideia de como fazer isso, calma. Abaixo você confere as etapas básicas para usar cosméticos que ajudam a proteger a pele e disfarçar imperfeições:

  1. Limpeza

Antes de aplicar qualquer produto no rosto, o primeiro passo é higienizar. Para isso, lave a face com água fria, utilizando um sabonete específico para o seu tipo de pele, seja ela seca ou oleosa. Isso já vai ajudar a diminuir os poros e garantir melhor absorção da maquiagem.

  1. Proteção

Para garantir uma pele bonita com e sem maquiagem, é importante cumprir com esta etapa do processo: a aplicação de um protetor solar ou BB Cream com fator de proteção solar.

Naturalmente, esses cosméticos vão ajudar a prevenir os danos causados pelos raios ultravioleta e, de quebra, a fixar melhor a maquiagem. Basta aplicar em todo o rosto e espalhar bem.

  1. Base  

A base é o produto protagonista na hora de melhorar o aspecto do rosto, pois ela uniformiza o tom da pele. Assim, é capaz de remover qualquer vermelhidão, mancha ou marca indesejada.

A dica é começar com um cosmético em forma líquida e aplicá-lo por toda a extensão do rosto, com auxílio de um pincel para maquiagem ou mesmo com os dedos. Mas não se esqueça de que é fundamental escolher uma base no seu tom de pele – nem mais clara, nem mais escura.  

  1. Corretivo

O corretivo é o seu melhor amigo para cobrir as imperfeições que não podem ser corrigidas apenas com a base: olheiras, espinhas e manchas. Basta aplicar o cosmético na região desejada, através de leves batidinhas com os dedos.

  1. Pó compacto

Para quem tem pele oleosa, o pó compacto entra como alternativa para finalizar o visual. Ao ser utilizado em pequenas quantidades na zona T (testa, nariz e queixo), ele remove qualquer aspecto brilhoso ou pegajoso da pele. Pode ser aplicado com o auxílio de um pincel ou de uma esponja, que costuma vir junto com o produto.

maquiagem masculina-doutissima-shutterstock

Passou o tempo em que maquiagem era exclusividade do universo feminino. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para remover a maquiagem

Ao incluir a maquiagem na sua rotina, você precisa se comprometer, também, a retirá-la sempre antes de dormir. Isso porque deixar os produtos na pele por muito tempo contribui para entupir os poros, gerar sujeira, oleosidade e acne no rosto.

A boa notícia é que, atualmente, há vários produtos para remover a maquiagem de forma rápida e eficaz. Demaquilantes à base de água, óleo ou ambos, além de lenços demaquilantes que retiram os cosméticos, refrescam e hidratam a derme estão à disposição para que você mantenha a pele sempre bonita e bem cuidada. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!