Cabelos

Plopping: aprenda a conquistar cachos definidos e sem frizz

Por Redação Fortíssima 02/02/2016

Um dos principais desafios das mulheres de cabelos crespos e ondulados é garantir cachos bem alinhados. Para isso, é necessário domar o frizz no penteado. Mas como? A blogueira norte-americana Donata White conta com uma sugestão: a técnica plopping, que consiste em dormir com os cabelos molhados e enrolados em uma camiseta.

Plopping: como funciona?

Também chamado de plunking, o método já teve mais de 15 milhões de visualizações através do tutorial postado por Donata no Youtube. As cacheadas parecem amar essa forma de definir os fios, por ser prática, fácil e efetiva. Basicamente, basta enrolar uma camiseta ou pano de algodão nas madeixas após o banho.

Mas para conseguir o resultado desejado – menos frizz e cachos bem definidos -, é importante seguir atentamente as etapas do processo. A primeira delas, depois de lavar os cabelos, é aplicar um creme para pentear ou leave-in por toda a extensão das madeixas. Na sequência, é necessário ter em mãos uma camiseta larga.

O grande truque do plopping é a forma de enrolar os fios na camiseta. Inicialmente, você deve  baixar a cabeça e jogar todo o cabelo para frente. Depois, é só começar a cobrir os fios com a peça de roupa: as pontas ficam amarradas na nuca, junto com a gola, que terá de ser puxada por cima até a parte de trás do pescoço.

Para finalizar, a dica é passar as mangas pelas laterais da cabeça e amarrar na testa, de forma que a camiseta fique bem firme. O resultado é uma espécie de turbante. Para conferir o resultado, é importante permanecer com o tecido durante as horas de sono. De manhã, ao retirar a peça, os fios já estarão secos e os cachos bem definidos.

plopping-doutissima-iStock getty images

A técnica ajuda a conquistar cachos bem definidos. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para ter cachos perfeitos

Se você não simpatizou com a ideia da técnica plopping, não se preocupe. Há outras alternativas para conquistar ondas suaves, definidas e livres de frizz. A coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos e ondulados, conta com algumas dicas:

  1. Utilize água fria para lavar os cabelos, pois a água muito quente pode ressecar as pontas dos fios
  1. Durante a lavagem, que deve ocorrer duas vezes por semana, massageie o couro cabeludo para estimular a produção de sebo protetor nos fios.
  1. Quando o cabelo estiver úmido, já sem excesso de água, aplique pequenas quantidades do creme de pentear nas mãos para espalhar até que ele fique completamente hidratado.

4. Para secar os cabelos e conquistar cachos definidos, invista no difusor. Mas atenção: com     temperatura moderada, para não sensibilizar os fios. Além disso, para garantir uma             modelagem perfeita com auxílio do equipamento, é necessário aplicar antes uma                   quantidade generosa de creme de pentear. 

  1. Evite sempre pentear os fios a seco. Use o pente enquanto os cabelos ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta. Desembarace cuidadosamente, sempre das pontas até a raiz.