Bem-Estar > Motivação

Ouro Preto: confira a programação para o Carnaval

Por Redação Fortíssima 03/02/2016

Se você quiser participar de festas universitárias ou curtir o carnaval como antigamente, um dos melhores destinos é Ouro Preto, em Minas gerais. A festa acontece de 4 a 9 de fevereiro nas ruas e repúblicas da cidade. Além disso, a folia conta com desfiles de agremiações carnavalescas e blocos caricatos. É diversão para a família inteira.

Cidade histórica recebe milhares de foliões

Muitas cidades mineiras promovem festas de carnaval, algumas explorando o charme das antigas marchinhas e blocos caricatos e outras a animação das ruas,resultado de blocos formados por universitários. Quando se trata de Ouro Preto, é possível ter o melhor desses dois mundos.

O cenário da folia é um dos mais icônicos conjuntos arquitetônicos do período colonial, com igrejas, casas e ladeiras de paralelepípedos. O carnaval da terra de Aleijadinho, famoso escultor brasileiro, pode ainda oferecer muitas opções de passeios culturais – é o caso do Museu da Inconfidência, Igreja de São Francisco de Assis e Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

Para quem quer curtir a festa pelas ruas da cidade, é possível acompanhar os blocos carnavalescos, que se reúnem a Praça Tiradentes. Um deles é o mais antigo do Brasil: o Zé Pereira dos Lacaios, que foi fundado em 1867 e ganhou fama por seus bonecos gigantes.

Há também muitas repúblicas de estudantes que organizam suas próprias festas. Elas costumam oferecer pacotes com hospedagem, alimentação, bebidas e atrações especiais. A cidade conta com cerca de 300 repúblicas estudantis.

Para receber os turistas, esses locais são acompanhados de perto pelo Ministério Público Federal e Estadual, pois precisam de autorização prévia da universidade para que todas as atividades sejam desenvolvidas.

ouro-preto-doutissima-instagram-lucas-lucco

Lucas Lucco está entre as atrações confirmadas. Foto: Instagram, Reprodução

Programação do Carnaval em Ouro Preto

A programação para o Carnaval sofreu algumas modificações em 2016. Em razão de cortes no orçamento da festa, o desfile das escolas de samba não irá ocorrer neste ano e os blocos irão para as ruas com recursos próprios.

De toda forma, para quem deseja se divertir opções não faltam. Muitos blocos estão oferecendo diversas festas e atrações para esses dias, capazes de agradar a todos os tipos de foliões. Confira algumas:

  • Programação do Bloco do Caixão 2016

Concentração: sábado, 6 de fevereiro 2016, a partir das 14h

Local: Espaço Folia

Atrações: Leo Santana, Bruninho & Davi e Os Hawaianos 

  • Programação do Bloco da Espuma 2016

Concentração: sábado, 6 de fevereiro, das 14h às 22h

Local: Ouro Preto Tênis Clube (OPTC)

Atrações: DJ Rhommel e SakaSamba 

  • Programação do Bloco Cabrobró 2016

Concentração: domingo, 7 de fevereiro 2015, a partir das 14h

Local: Espaço Folia

Atrações: Lucas Lucco e Melanina Carioca

  • Programação do Bloco da Praia 2016

Concentração: segunda-feira, 8 de fevereiro 2015, a partir das 14h

Local: Espaço Folia

Atrações: Molejo, Ludmilla e DJ Célio Negrão

  • Programação do Bloco Chapado 2016

Concentração: terça-feira, 9 de fevereiro 2015, a partir das 14h

Local: Espaço Folia

Atrações: Dennis DJ, Thiago Brava, E-Leds Project e DJ Trevizano.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!