Bem-Estar > Motivação

Vai passar o Carnaval em Minas? Descubra o que fazer

Por Redação Fortíssima 03/02/2016

O Carnaval em Minas Gerais está se tornando famoso no circuito da folia. Mesmo sem praia ou o agito tradicional de outros destinos, as diversas cidades do estado preservam a cultura dos blocos de rua, que atraem turistas de diferentes lugares do país – e até mesmo de fora.

Blocos de rua são opção no carnaval em Minas.

Blocos agitam as ruas do estado de Minas Gerais. Foto: Osvaldo Afonso; Agência Minas.

Onde curtir o carnaval em Minas?

Muitas cidades oferecem uma programação intensa para o feriadão de Carnaval em Minas, que inclui desfile de blocos e shows nacionais. Justamente por isso, localidades pacatas do interior do estado viraram destino de muitos foliões. Veja quais as principais delas:

  • Diamantina

A cidade recebe milhares de pessoas para o carnaval de rua todos os anos. Em 2015, mais de 10 mil foliões, na maioria universitários, participaram da festa todos os dias. Estão na programação deste ano o desfile dos blocos entre as ruas antigas da cidade, shows nacionais e apresentações das batucadas Bartucada e Bat Caverna.

  • Ouro Preto

Outra cidade mineira que é famosa por uma festa cheia de universitários em busca de folia é Ouro Preto. De acordo com uma pesquisa feita pela prefeitura da cidade em 2014, 70% do público possuía até 30 anos de idade.

O local atrai muitos jovens devido à intensa programação que oferece. Uma das principais é o desfile de blocos entre as ruas históricas. Além disso, há os desfiles de escolas de samba e os blocos estudantis.

  • Muzambinho

A cidade no sul de Minas Gerais é conhecida por ter uma das festas mais movimentadas. A diversão acontece no Parque da Folia e tem o estilo do Carnaval baiano, incluindo trios elétricos e artistas se apresentando. Já na Avenida Américo Luz desfilam blocos tradicionais, além das escolas de samba da cidade.

  • Belo Horizonte

Diversos blocos estão espalhados pelos bairros e centro da capital mineira e saem às ruas em períodos que antecedem o Carnaval. Um dos mais tradicionais é a Banda Mole, que foi criado durante a ditadura, como forma de resistência e protesto naquele período.

Para quem busca descanso em Minas Gerais

Mas se o que você quer é aproveitar o feriado de Carnaval em Minas para descansar, muitas cidades podem oferecer momentos de tranquilidade e longe das festas de rua. Você pode optar pelo Circuito Verde ou Trilha dos Bandeirantes, visitando as cidades de Conceição do Pará, Esmeraldas, Igaratinga, Leandro Ferreira, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, Ribeirão das Neves e São Gonçalo do Pará.

Essas localidades são caracterizadas por serem tranquilas, como a maioria das cidades pequenas, mas é possível encontrar várias opções de hospedagem. O destaque fica com os hotéis fazenda, que contam com atrações relacionadas ao ecoturismo. Aproveite ainda para experimentar os pratos mais característicos do estado.

A cidade de Brumadinho também pode ser um grande refúgio para esses dias. O local conta com um museu a céu aberto, com o maior acervo de obras de arte contemporânea do Brasil, o chamado de Centro de Arte Contemporânea Inhotim

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!