Bem-Estar > Motivação

Inhotim: conheça o museu referência em arte ao ar livre

Por Redação Fortíssima 04/02/2016

Esqueça as grande galerias de arte com pinturas e esculturas de artistas consagrados. Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, o Inhotim é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) onde se encontra um relevante acervo de obras contemporâneas e uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes.

Desde 2006, quando foi aberto oficialmente ao público para visitação em dias regulares, o local já recebeu mais de dois milhões de visitantes. Ficou curioso para também conhecer esse museu de arte ao ar livre? Então vale a pena conferir a sua história.

Inhotim: história e atrações

Apesar de estar aberto ao público somente há dez anos, o Instituo Inhotim foi idealizado ainda no século passado. Em meados da década de 1980, o empresário mineiro Bernardo de Mello Paz começou a transformar uma propriedade privada em uma referência de preservação e divulgação de arte a céu aberto.

Outras datas importantes marcaram a trajetória do parque. Em 2002, foi criado o Instituto Cultural Inhotim, instituição sem fins lucrativos destinada à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de arte. Dois anos depois, começaram as visitas pré-agendadas das escolas da região e de grupos específicos.

No ano passado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi lançado o Inhotim: Mudança Global, projeto para a implementação de uma estratégia de sensibilização global para o problema da mudança do clima.

inhotim-doutissima-divulgacao-obra-de-adriana-verajao

O Inhotim é um dos mais completos museus de arte contemporânea da América Latina. Foto: Divulgação

Atrações e acervo

O acervo e as atrações do museu são compostas por obras e galerias permanentes e por coleções e exposições temporárias. Com o objetivo de garantir o acesso aos bens culturais através de uma experiência entre arte e natureza, os expectadores que visitam o Inhotim estabelecem uma vivência ativa do espaço.

Eles são convidado a percorrer jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales. Seu Jardim Botânico de 285 hectares, sendo 140 para visitação, possui cerca de cinco mil espécies de plantas, que representam mais de 28% das famílias botânicas conhecidas no planeta.

Desenvolvimento humano sustentável é diferencial

Além do aspecto da preservação ambiental ser muito presente no Inhotim, outro ponto também se destaca: o desenvolvimento humano sustentável. Isso porque o acervo é mobilizado para o aprimoramento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas.

O Inhotim Escola, por exemplo, é uma plataforma de atividades voltadas à formação em arte e meio ambiente. Ele promove o conhecimento aberto e valoriza a educação e a cidadania. O projeto vai além da estrutura física e inclui também mostras de vídeos e filmes, palestras e cursos, oficinas e exposições de arte.