Beleza > Estética

Sculptra combate a flacidez em glúteos, coxas e braços.

Por Dra. Carla Albuquerque 04/02/2016

No ano passado, os resultados do tratamento estético sculptra contra gordura localizada, flacidez e celulite foram finalmente confirmados. Isso porque o sculptra melhora visivelmente a aparência e a espessura da pele, de maneira gradual e natural.

O Sculptra é feito de ácido L-polilático, uma substância sintética, que é totalmente absorvida pelo organismo e não causa efeitos secundários. Já é usado em várias áreas da medicina há bastante tempo e seus resultados são seguramente comprovados.

 

O que é o ácido L-polilático

É um produto à base de ácido L-polilático que, ao ser injetado, induz a pele a produzir mais colágeno. Ele não é somente um preenchedor, mas um bioestimulador, sendo indicado para o tratamento da flacidez facial e corporal.

A substância vem em formato de pó, que é reconstituído em água destilada 24 a 48 horas antes de ser aplicado. Em alguns casos, médicos preferem misturar um pouco de anestésico (xilocaína), para minimizar o desconforto. O produto vai sendo aplicado através de diversas técnicas, com agulha ou cânula, visando melhorar da flacidez do local.

Sculptra reduz medidas nos quadris e nas coxas.

Sculptra reduz medidas nos quadris e nas coxas. Foto: iStock/GettyImages

Como funciona o Sculptra

O Sculptra (Ácido L-Poliláctico), injetado com agulhas na derme profunda (2ª camada da pele), promove um resultado surpreendente, pois, além de preencher os eventuais furinhos, nivelando a pele, a substância também estimula a produção de colágeno e aumenta a espessura da pele, deixando-a mais firme.

O potente efeito que o sculptra causa no colágeno (responsável pelo aspecto rejuvenescido da pele) tem ação comprovada na remodelação das fibras colágenas já existentes. E mais : também favorece a neocolagênese, ou seja: ele promove a formação de novas fibras colágenas nas áreas onde ele é injetado, após 30 a 60 dias da aplicação.

Normalmente, são indicadas até duas aplicações, às vezes três se necessário. O intervalo entre elas é de 30 a 40 dias, pra dar tempo às fibras da pele de se reorganizarem e produzirem ainda mais colágeno.

Depois do procedimento, é preciso evitar o sol por uma semana e fazer compressas geladas e massagens no local da aplicação. Como estamos em pleno outono, agende sua consulta já, pois, quando o sol é menos intenso, os tratamentos são facilitados.

Locais de aplicação do Sculptra

Glúteos, Interno de coxas e braços são áreas classicamente difíceis quando tratadas com os aparelhos tradicionais para flacidez, como as radiofrequências. Portanto, essas regiões particularmente têm sido bastante beneficiadas com o uso do sculptra corporal.

Abdômen: o sculptra deixa a pele mais firme e ajuda as mulheres a se recuperarem no pós-gestação.

Coxas: melhora a flacidez e a aparência da pele, ficando mais lisa e sem os famosos furinhos da celulite na parte interna nas coxas.

Glúteos: para quem tem bumbum pequeno, pode ser usado para aumentar o volume, além de corrigir desníveis e flacidez. Pra quem sofre com celulite, este tratamento também melhora significativamente o aspecto da celulite.

Rosto, colo e mãos: o sculptra continua sendo uma ótima opção para diminuir rugas e manchas de fotoenvelhecimento. Como estimula à produção de colágeno novo, a pele ganha um viço a mais e recupera a boa textura.

Outra boa indicação seria o abdômem para tratar a flacidez em volta e acima do umbigo, bastante comum entre as mulheres que já tiverem alguma gestação. Geralmente 30 dias após a 2 sessão já é possível ver os resultados. Alguns pacientes podem ver até antes desse período. Em média, são necessárias de 2 a 3 sessões com intervalos de 30 a 45 dias.

Dra. Carla Albuquerque é membro efeito da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).