Bem-Estar > Motivação

Tudo que você precisa saber para o Carnaval em Floripa

Por Redação Fortíssima 04/02/2016

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Florianópolis conta com uma população de quase 470 mil pessoas. No entanto, o mês de fevereiro será muito mais movimentado na Ilha da Magia. O Carnaval em Floripa está repleto de atrações para os catarinenses e turistas que viajam para curtir um dos maiores eventos do ano na cidade.

Conhecido como Carnaval da Magia, a folia florianopolitana já tem sua programação, que conta com shows nacionais, desfiles e blocos de rua. Em 2015, dez escolas de samba se apresentaram na cidade. Neste ano, outras sete passam a fazer parte do desfile oficial. 

Carnaval em Floripa tem show de Anitta e Péricles

De janeiro a fevereiro, as escolas de samba de Florianópolis realizam seus ensaios para o grande desfile, que ocorre entre os dias 5 e 7 deste mês. A abertura oficial dos festejos começou em 29 de janeiro, com o Bloco Berbigão do Boca, uma tradição surgida em 1992 e que anima as ruas da cidade por 12 horas a fio.

Em 2016, houve uma redução de 40% na verba pública para o Carnaval em Floripa. No entanto, a festa promete não ser afetada com os ajustes financeiros. Enquanto Periclés já animou os foliões no dia 28, Anitta, considerada a rainha do pop-funk nacional, cantará na Arena Skol manhã, dia 5, a partir das 20h.

Outro evento que promete agitar a Ilha da Magia é o Baile Furacão, no dia 6 de fevereiro, às 14h, também na Arena Skol. No dia 7, Sorriso Maroto vem animar a galera com seu pagode, a partir das 18h, no mesmo local. Para encerrar a maratona de shows, Turma do Pagode chega cantando a partir das 20h, no dia seguinte.

carnaval em floripa -doutissima-instagram-anitta

Anitta é um dos nomes que chega para agitar o Carnaval em Floripa. Foto: Instagram, Reprodução

Passarela Nego Quirido agita Carnaval em Floripa

O Carnaval em Floripa também conta com os tradicionais desfiles de escola de samba, que ocorrem anualmente na Passarela Nego Quirido. O local é palco de muito folia desde 1987 e fica no bairro da Prainha. Foi lá que os festejos se tornaram oficiais, organizados e estruturados. Neste ano, o evento acontece durante três dias: 5, 6 e 7 de fevereiro.

Os festejos na cidade datam do século 20, quando ex-escravos organizavam blocos que deram origem a duas escolas de samba, que continuam fazendo parte dos desfiles até hoje. Criada em 1948, a Protegidos da Princesa se tornou bicampeã em 2015. Já a Embaixada Copa Lord é um pouco mais nova. Fundada em 1955, conquistou o 3º lugar no ano passado.

Outras escolas de samba também compõem o Carnaval em Floripa, como a União da Ilha Magia e o Consulado do Samba. Além dos desfiles, também ocorrem os carnavais de salão, que agitam o público com as marchinhas, o axé e o frevo. Nas ruas, os blocos também arrastam a multidão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!