Bem-Estar > Motivação

Galo da Madrugada: conheça a história e a programação

Por Redação Fortíssima 05/02/2016

O Galo da Madrugada é uma das principais atrações do carnaval de Pernambuco. Conhecido por receber foliões de todas partes do Brasil a cada ano, o bloco de rua é considerado pelo livro dos recordes como o maior do mundo.

Mas você conhece a história desse tradicional evento carnavalesco? Aproveite para conferir a programação de tudo que vai rolar durante os dias de Carnaval que se aproximam. 

A história do Galo da Madrugada

O Galo da Madrugada surgiu há 38 anos, em 1978. Sem muita pretensão, sua primeira aparição aconteceu em um pequeno desfile de um clube de máscara. Criado por amigos, reuniu cerca de 70 foliões. Na época, ninguém imaginaria que, mesmo tanto tempo depois, a atração teria mais de dois milhões de pessoas envolvidas todos os anos.

Seu desfile acontece sempre no primeiro sábado de carnaval, abrindo a maior festa popular brasileira. Desde a madrugada, as pessoas começam a se reunir para o início das atividades ao amanhecer. Há seis anos, o Galo da Madrugada é considerado Patrimônio Imaterial de Pernambuco.

A folia no bloco começa, oficialmente, entre 9h30 e 10h da manhã, quando o Galo da Madrugada sai. O trajeto se inicia no Forte das Cinco Pontas e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede da agremiação), passando ainda pelas avenidas Dantas Barreto e Guararapes.

Os trios elétricos tocam até por volta das 18h. A dispersão acontece na Rua do Sol, próxima à ponte Duarte Coelho, na qual fica montado o Galo da Madrugada – que possui 27 metros de altura.

galo da madrugada-doutissima-instagram

Gigante, o Galo da Madrugada reúne milhões de pessoas ao seu redor durante a folia. Foto: Instagram, Reprodução

Galo da Madrugada: programação 2016

Com o tema Galo, Frevo e Manguebeat, o homenageado do ano pelo bloco será o cantor Chico Science, que foi líder da Nação Zumbi. A primeira atração confirmada no desfile é Ayrton Montarroyos, recifense e finalista da última edição do reality show The Voice Brasil.

Vale lembrar que para participar do Galo da Madrugada você não precisa arcar com nada, pois ele é gratuito. Por outro lado, é possível adquirir itens característicos do bloco, como as camisetas. Os camarotes são outra alternativa para quem não se importa em gastar um pouco a mais. 

Ao todo, são 33 camarotes na parte inferior, a dois metros e meio do chão, e outros 33 na parte superior, a cinco metros do chão. Cada um deles conta com capacidade para receber 20 pessoas. O espaço dispõe de banheiros, posto de saúde, local com estrutura de segurança e praça de alimentação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!