Motivação

São João Del Rei: conheça a programação para o Carnaval

Por Redação Fortíssima 05/02/2016

Com 46 blocos de rua e três semanas de folia confirmadas, o município de São João Del Rei promete um Carnaval inesquecível para seus moradores e visitantes. A cidade histórica, localizada em Minas Gerais, deve receber cerca de 50 mil pessoas para a festa que começou no dia 23 de janeiro e se estende até 9 de fevereiro, segundo estimativa da prefeitura.

Neste ano, a festividade terá como lema nosso povo é nosso ouro. Os blocos vão tomar conta das ruas da cidade, com a proposta de valorizar a riqueza cultural e a diversidade dos povos da região, especialmente os imigrantes que perpetuam diariamente as tradições regionais.

Destaques do Carnaval em São João Del Rei

A celebração do Carnaval em São João Del Rei é tradicionalmente marcada por uma programação intensa, com atividades para agradar crianças e adultos. Em 2015, as estimativas indicavam a concentração de um público de cerca de 90 mil pessoas para os dias de folia.

Altar da Igreja de São Francisco de Assis em São João Del Rey.

Igreja de São Francisco de Assis é um lugar a ser visitado em São João Del Rei. Foto: Halley Pacheco de Oliveira.

A diversidade dos blocos é outro aspecto característico no município: há aqueles que arrastam cerca de 15 mil pessoas, mas também outros menores e com temáticas infantis, para que todos possam celebrar. No ano passado, iniciou um concurso de marchinhas e outro de fantasias, que voltam a ocorrer em 2016.

Para quem tiver interesse em participar dos concursos, é possível conferir o edital no site oficial da Prefeitura de São João Del Rei. Já se o objetivo for sambar até os pés doerem, alternativas de blocos para acompanhar não faltam. Só no dia 8 de fevereiro, haverá três deles.

A festa começa com o bloco Curimbada, que vai se concentrar a partir das 12h, embaixo da árvore Paineira, no Povoado de Caquende. Mais tarde, às 15h, o bloco Vamos a La Playa se concentra na Avenida 8 de dezembro, no centro da cidade. A partir das 20h, toma conta das ruas o bloco Birinight, que se reúne na Rua João Silvério da Silva.

No dia 9 de fevereiro, a festa encerra em grande estilo, com direito a cinco blocos:

  • Aqui é Galo, com concentração a partir das 12h, na Praça Embaixador Gastão da Cunha, Largo do Rosário
  •  Pantanal, com concentração a partir das 15h, na Rua Getúlio Vargas, bairro Pantanal
  •  Da Caixinha, com concentração a partir das 14h, na Rua João Magalhães, bairro Senhor dos Montes
  • Até Parece Mentira, com concentração a partir das 14h, na Rua Galdino das Neves, bairro Tejuco
  • Unidos da Ponte, com concentração a partir das 20h, na Travessa Ernesto Braga, Rio das Mortes.

O que fazer em São João Del Rei?

Fundada no final do século 17, São João Del Rei é uma cidade histórica pertencente ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. Terra natal de Tiradentes e Tancredo Neves, tornou-se um município graças às atividades relacionadas ao ouro, à pecuária e à agricultura.

A cidade pode ser o destino ideal para quem aprecia o turismo histórico e arquitetônico. A Igreja São Francisco de Assis, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Memorial Tancredo Neves são alguns dos pontos mais visitados pelos turistas.