Estética

Batom permanente: conheça a micropigmentação para os lábios

Por Redação Fortíssima 06/02/2016

A micropigmentação é uma técnica estética cada vez mais popular entre as mulheres vaidosas. Depois de comprovar sua capacidade de valorizar as sobrancelhas, agora ela também surge como alternativa para empoderar outros aspectos da fisionomia, como os lábios. O procedimento já tem até nome: batom permanente.

Conforme o nome sugere, o batom permanente garante uma coloração duradoura na boca. A ideia é valorizar a tonalidade dos lábios, ressaltando seus contornos. Para isso, é importante explicar à esteticista exatamente como você gosta de colorir o desenho e escurecer as linhas no dia a dia.

Batom permanente: como funciona?

A micropigmentação é uma espécie de tatuagem na pele, mas o pigmento atinge apenas sua camada externa. A aplicação é feita com agulhas descartáveis, que permitem ao esteticista misturar diferentes tonalidades até chegar na coloração adequada, que harmoniza com a cor natural dos lábios.

O procedimento do batom permanente leva cerca de uma hora para ser concluído. Apesar da técnica receber esse nome, ela não 100% definitiva: a cor fica nos lábios por cerca de um ano a um ano e meio. Depois desse período, é necessária uma nova sessão de micropigmentação para manter os resultados.

Conforme o tempo passa, a pigmentação também vai desbotando e se torna cada vez mais sutil. É comum que haja ainda certo inchaço nos lábios depois da técnica. A dor do procedimento pode ser mais intensa no lábio superior, mas não costuma durar mais de duas horas, se você tomar todos os cuidados necessários.

Depois de se submeter à micropigmentação nos lábios, é fundamental seguir à risca as orientações da esteticista para garantir uma boa adaptação e manter o resultado idealizado a partir da técnica. É preciso evitar bebidas alcoólicas e passar as pomadas indicadas pela especialista diariamente.

Os valores do procedimento de batom permanente variam, mas ficam em cerca de R$ 800. Depois de realizar a micropigmentação, você também pode continuar usando outras cores de batons, pois os contornos marcados vão valorizar ainda mais a produção.

batom permanente

Gabriela Pugliesi é adepta da técnica. Foto: Instagram, Reprodução

Micropigmentação de sobrancelhas

A técnica de pigmentação permanente não é benéfica somente para valorizar os lábios: ela também tem outras utilidades. A micropigmentação de sobrancelhas, por exemplo, é um procedimento que ajuda a deixar os ângulos do arco bem definidos e harmoniosos, garantindo um olhar sensual.  

O processo ocorre da seguinte maneira: primeiro, a esteticista desenha manualmente fios finos que seguem o desenho natural da sobrancelha, para preencher suas falhas. Depois, com a agulha, ela espalha a pigmentação nesses espaços. A ideia é conquistar um resultado bem sutil, nada artificial.

Depois da micropigmentação, as sobrancelhas ficam bem esculpidas por cerca de seis meses a um ano. O preço pelo serviço fica em torno de R$ 400. Depois, é necessário seguir também seguir as instruções da esteticista: passar a pomada lubrificante, para ajudar a fixar o pigmento, evitar sol e banhos quentes.

É importante ressaltar que a técnica é sofisticada e requer um serviço bem executado para garantir o resultado desejado. Por isso, antes de se submeter a qualquer procedimento, é importante encontrar um centro especializado, que conte com profissionais aptos.