Motivação

Carnaval em BH: 3 opções para aproveitar longe da praia

Por Redação Fortíssima 06/02/2016

Histórico, o Carnaval em BH promete receber muito bem os foliões que optam por festejar longe das praias brasileiras. Na capital de Minas Gerais, a celebração se confunde com a própria fundação do município, em 1897, quando os operários que trabalhavam nas obras de inauguração da cidade já desfilavam fantasiados pela região da Praça da Liberdade.

Em 2015, a folia reuniu mais de um milhão de pessoas nas ruas, através de 200 blocos que espalharam a festa nos diferentes pontos da cidade, além do desfile de seis escolas de samba na Avenida Afonso Pena. Neste ano, a expectativa é de que a cidade receba 1,3 milhão de pessoas.

O que fazer no Carnaval em BH?

Os bailes populares, as batalhas de confetes e o surgimento dos blocos caricatos, seguidos pelas escolas de samba, começaram no fim da década de 1940 em Belo Horizonte. Em 1980, a Prefeitura Municipal emitiu um decreto oficializando o Carnaval, que teve seu primeiro desfile realizado na Avenida Afonso Pena. Desde então, a festa já é tradição na capital mineira.

Segundo as informações divulgadas pela Prefeitura Municipal, o Carnaval em 2016 terá shows nacionais, blocos de rua, desfiles de escolas de samba, bailes e muito mais durante o período carnavalesco, que começou no dia 23 de janeiro. Veja, abaixo, 3 opções de atrações para curtir no Carnaval em BH:

  1. Desfile dos blocos caricatos

Para os foliões que desejam sambar até os pés doerem, alternativas de blocos caricatos para acompanhar na capital mineira não faltam. No dia 8 de fevereiro, a partir das 19h, haverá desfile de 11 deles: Corso, Unidos da Zona Norte, Vila Estrela, Aflitos do Anchieta, Por Acaso, Inocentes do Santa Tereza e Mulatos do Samba estão entre eles.

  1. Desfile das escolas de samba

Quem não abre mão de acompanhar toda a beleza e extravagância dos desfiles das escolas de samba, também terá programação garantida em BH. No dia 9 de fevereiro, às 18h, a Afoxé Bandarerê dá início ao espetáculo, seguida pela Bem-te-vi, Força Real, Cidade Jardim, Imperavi de Ouros, Acadêmicos de Venda Nova, Estrela do Vale e Canto da Alvorada.

  1. Palcos e blocos de rua

Atrações musicais também não vão faltar. Haverá três palcos para animar os foliões: um na Avenida Brasil, que estará montado de 6 a 8 de fevereiro, das 16h às 21h, outro no Parque da Estação, de 6 a 9 de fevereiro, das 18h às 23h e mais um no Parque Municipal, no dia 7 de fevereiro, das 10h às 16h.

Haverá, ainda, mais de 200 blocos de rua em BH no período carnavalesco. Você pode obter todas as informações sobre as concentrações na programação disponibilizada no site oficial da Prefeitura.

carnaval-em-bh-doutissima-shutterstock

O carnaval de rua é opção para quem quer curtir a capital mineira. Foto: Divulgação

BH Carnaval Consciente

Com o slogan A cidade é sua. A festa é na rua e o mote BH Carnaval Consciente, a proposta da Prefeitura é estimular o povo a sair às ruas e celebrar, mas sempre de forma consciente. A iniciativa ganhou até uma hashtag: #BHCarnavalConsciente, para alertar o folião sobre as consequências da direção sob efeito de álcool e combater a violência contra crianças.

A proposta também vem com o objetivo de evitar acidentes, facilitar a limpeza da cidade e colaborar com a preservação do meio ambiente, ao incentivar o uso de produtos recicláveis nas comemorações. Tudo isso para a construção de um Carnaval familiar, seguro e sustentável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!