Dica do Nutricionista > Nutrição

Hidratos de carbono: o segredo está no consumo moderado

Por Redação Fortíssima 06/02/2016

Você provavelmente já ouviu falar em alimentos e dietas low carb, mas elas nem sempre são recomendadas. Afinal, o corpo humano precisa dos hidratos de carbono – mais conhecidos como carboidratos.

Os alimentos que os contêm funcionam como fonte de energia para o organismo. Ou seja, é importante que eles sejam consumidos. O segredo está na escolha das comidas e na quantidade ingerida.

Como os carboidratos trabalham em seu corpo

Os hidratos de carbono são constituídos por grupos de moléculas conhecidos como sacarídeos. Eles contêm átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio em diferentes combinações. Há duas classes principais de carboidratos: simples e complexos.

Os simples têm um ou dois sacarídeos ligados entre si. Eles são principalmente os açúcares, encontrados em frutas, mel, leite e adoçantes comerciais. Os complexos possuem muitos sacarídeos e são conhecidos como amidos e fibras encontrados em vegetais, grãos e legumes.

Pães são fonte de hidratos de carbono.

Pães integrais fazem parte da lista de alimentos que são fontes de hidratos de carbono. Foto: iStock, Getty Images

O papel principal dos hidratos de carbono é fornecer energia para o corpo. É por isso que são importantes em qualquer dieta. Não se trata de comê-los ou não, mas sim qual tipo de carboidrato você escolhe para ingerir.

Isso faz toda a diferença, já algumas fontes são mais saudáveis do que outras. Um pão de trigo integral que contém centeio, cevada e quinoa é melhor escolha do que um pão branco refinado ou batatas fritas, segundo uma pesquisa do Brigham and Women’s Hospital e da Harvard Medical School, por exemplo.

É preciso ainda atenção na quantidade de carboidratos que são consumidos. Você necessita ingerir o suficiente para ter energia e manter os sistemas do corpo em funcionamento. Quando em excesso, ele fica acumulado em forma de gordura.

A moderação é a palavra-chave. De acordo com a National Academy of Sciences-Food and Nutrition Board, recomenda-se que 55% a 65% das calorias diárias consumidas sejam carboidratos.

Escolhendo bons hidratos de carbono

As fontes mais saudáveis ​​de carboidratos são aquelas não transformadas ou minimamente processados. Grãos integrais, legumes e frutas são boas opções, principalmente porque também são ricos em vitaminas, minerais, fibras e uma série de importantes fitonutrientes.

Tente ficar longe dos carboidratos simples ou refinados. Por exemplo, pão branco, bolos e outros alimentos altamente processados não contêm a mesma quantidade de fitonutrientes e são facilmente digeridos pelo organismo – o que muitas vezes contribui para o ganho de peso, diabetes e doenças cardíacas.

Quer algumas dicas? Confira abaixo como adicionar carboidratos saudáveis à dieta:

  • Comece o dia com grãos integrais: escolha um cereal que tenha pelo menos quatro gramas de fibra e menos de oito gramas de açúcar por porção
  • Use pães integrais: olhe o rótulo do pão e na lista de ingredientes veja se o primeiro deles é farinha de trigo integral, centeio integral ou algum outro grão inteiro – dê preferência a eles
  • Escolha a fruta inteira, ao invés do suco: uma laranja tem duas vezes mais fibra e metade do açúcar do que um copo de suco de laranja
  • Troque a batata pelos grãos: o feijão é uma excelente fonte de hidratos de carbono que são digeridos lentamente e um ótimo substituto para a batata.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!