Dica do Nutricionista > Nutrição

Aprenda 5 receitas de águas aromatizadas para fazer em casa

Por Redação Fortíssima 07/02/2016

Para quem quer limitar a quantidade de refrigerantes ou reduzir o nível de açúcar das bebidas que consome, vale a pena experimentar as águas aromatizadas. Fáceis de fazer, basta preparar uma mistura de água com frutas e ervas aromáticas. Além disso, ela é extremamente saudável.

Benefícios de beber mais água

A água é importante para todas as funções do corpo humano. É necessário ingerir pelo menos dois litros desse líquido todos os dias.  Ela nos ajuda a dissolver gorduras e fibras solúveis, sendo ainda capaz de impedir a constipação e reduzir a carga sobre os rins e o fígado, ajudando a limpar os resíduos.

Beber água nos faz sentir revigorados – ela realmente melhora o nosso estado de espírito. Só uma desidratação leve pode ser suficiente para impactar negativamente o humor, segundo um estudo da Universidade de Connecticut, dos Estados Unidos.

Além disso, pesquisas indicam que quanto maior a ingestão de líquidos, mais baixa é a incidência de câncer da bexiga. Uma possível razão para esse fato é que urinar com mais frequência evita o acúmulo de substâncias cancerígenas na bexiga.

Segundo a pesquisa publicada na revista Environmental Health Sciences, os índices mais significativos de prevenção ocorreram quando o líquido ingerido foi a água. Acontece que muitas pessoas não tomam a quantidade suficiente – e um dos motivos para isso é a falta de sabor. Para compensar esse problema, uma ótima opção são as águas aromatizadas.

água aromatizada

A água aromatizada com limão e gengibre é ótima para a gargante. Foto: Shutterstock

Como preparar águas aromatizadas

Para preparar uma água com sabores incríveis, basta selecionar alguns ingredientes em sua cozinha, colocá-los na água e adicionar muito gelo. Veja como preparar receitas de águas aromatizadas com diferentes combinações:

  1. Água de frutas

Misture duas xícaras de pedaços de abacaxi, uma xícara de cerejas frescas cortadas ao meio e três maçãs tubulares em fatias finas. Coloque tudo em dois litros de água e deixe em infusão por pelo menos duas horas.

  1. Água com morango

Amasse oito folhas de manjericão fresco para liberar seu sabor. Combine com três xícaras de morangos cortados ao meio. Coloque os ingredientes em uma jarra com dois litros de água e delicadamente mexa com uma colher de pau ou espátula. Deixe em infusão por pelo menos duas horas antes de consumir.

  1. Água de maçã e canela

Para preparar essa receita, basta combinar cinco maçãs cortadas em fatias finas (sua variedade favorita) com cinco paus inteiros de canela. Então adicione tudo em dois litros de água e deixe na geladeira até que a água fique com o sabor dos ingredientes.

  1. Água detox

A água de limão tem a vantagem de ser muito simples e saborosa. Basta combinar dois limões cortados em quatro partes com oito folhas de hortelã em dois litros de água. Beber água de limão para perda de peso é uma ótima ideia.

  1. Água de manga e gengibre

O gengibre acelera o seu metabolismo e é um analgésico natural, sendo assim uma ótima maneira de curar dores naturalmente. Para isso, misture uma manga picada com dois pedaços de gengibre e coloque tudo em dois litros de água. Deixe na geladeira por duas horas antes de consumir.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!