Bem-Estar > Dia a Dia

Descubra como manter a organização doméstica em dia

Por Redação Fortíssima 07/02/2016

Manter a organização doméstica pode não ser uma tarefa fácil. Para quem tem o dia a dia agitado, muitas vezes sobra pouco tempo para se dedicar às atividades do lar. O que nem todo mundo sabe é que manter a casa arrumada pode fazer maravilhas para o bem-estar, tanto o seu quanto de sua família.

Limpeza e organização ajudam na rotina

Nem sempre conseguimos manter a casa como gostaríamos, mas isso pode ir além de uma insatisfação pessoal. Segundo um estudo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin, mulheres que descreveram suas casas como desorganizadas ou cheia de projetos inacabados eram mais deprimidas, cansadas e estressadas.

A manutenção das coisas em ordem também resulta em melhor sono. Mais especificamente, organizar o quarto. É que de acordo com pesquisa da Sleep Fundation, pessoas que fazem suas camas todos os dias são 19% mais propensas a relatar uma boa noite de sono.

Homem mantendo suas organização doméstica em dia.

Organização doméstica em dia ajuda a manter sua saúde física e mental. Foto: iStock Getty Images.

Não bastasse isso, a desordem é uma distração e levantamentos confirmam que ela pode realmente afetar a capacidade de concentração. É que olhar muitas coisas ao mesmo tempo sobrecarrega seu córtex visual e interfere na capacidade do cérebro de processar informações, conforme estudo publicado no Journal of Neuroscience.

Dicas para manter a organização doméstica

Se você quer uma maneira fácil de manter a organização doméstica e que não tome muito do seu tempo todos os dias, o segredo está no planejamento. Procure fazer uma lista com todas as tarefas que a sua casa necessita para estar bem arrumada e divida tais atividades durante os vários dias da semana.

Reserve cerca de 30 minutos a uma hora diariamente para executá-las. O importante é não procrastinar. Se você adiar aquilo que leva alguns minutos, dias depois talvez necessite de várias horas para limpar a bagunça. Algumas dicas podem ajudar nesse processo:

  • Compre uma bandeja para organizar a bancada do banheiro e coloque todos os produtos que você usa diariamente, guardando os demais. Coloque-a dentro do armário
  • Mantenha um rodo dentro do box, para ajudar a manter as portas de vidro do chuveiro limpo. Quando você terminar de tomar um banho, apenas faça a limpeza em alguns minutos
  • Instale ganchos em uma parede ou na parte traseira de sua porta do banheiro para pendurar toalhas e roupões
  • Separe suas roupas por temporada. Se você tem um armário alto, coloque as peças da estação atual no nível mais baixo e as demais nas partes de cima
  • Categorize suas roupas por finalidade: trabalho, casual, climas frio ou quente e formal
  • Organize seus armários em diversas categorias, como pratos, copos, recipientes de plástico e bandejas. Dessa forma, você ou outros membros da família sempre saberão onde tudo está guardado
  • Garanta que tudo em sua casa tenha um lugar. Ensine todos os membros da família a cuidar de seus próprios objetos
  • Mantenha uma cesta para a roupa suja em todos os quartos
  • Convoque os membros da família para arrumar a desordem por 10 a 15 minutos por dia

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!