Nutrição > Receitas

Espetinho de frutas: 3 receitas para fazer o seu

Por Redação Fortíssima 07/02/2016

As frutas são reconhecidas como boa fonte de vitaminas e minerais, mas nem sempre são consumidas na quantidade ideal – especialmente por parte das crianças. Uma alternativa para estimular a adição desse grupo alimentar à dieta é preparar um delicioso espetinho de frutas.

Comer frutas fornece benefícios à saúde

Frutas beneficiam o corpo porque são fontes naturais de vários dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo como potássio, fibra dietética, vitamina C e ácido fólico. Não bastasse isso, elas são pobres em gordura, sódio e calorias.

Consumi-las com regularidade é ajuda a deixar você longe de problemas de saúde – pressão alta, câncer, doenças cardíacas e diabetes são alguns dos que podem ser prevenidos.

Também são eficazes no combate a doenças de pele e promovem o crescimento saudável de cabelos. Tudo isso é resultado de uma poderosa combinação de flavonoides, antioxidantes, minerais, vitaminas, fitoquímicos e micro e macronutrientes.

Espetinhos de frutas para a sobremesa.

Espetinhos de frutas são fonte de nutrientes para o corpo. Foto: iStock, Getty Images

Um estudo publicado no Journal of Epidemiology & Community Health indica que comer sete ou mais porções de frutas e legumes todos os dias reduz os riscos específicos de morte por câncer e doenças cardíacas em 25% e 31%, respectivamente. 

O problema é que, de acordo com pesquisa publicada na revista Pediatrics, cerca de um terço de todo consumo de frutas por crianças é feito na forma de sucos. Isso significa que elas não estão recebendo toda a gama de nutrientes e benefícios para a saúde, principalmente em razão da ausência das fibras alimentares.

Espetinho de frutas para o lanche das crianças

Se você quer fazer os seus filhos comerem mais alimentos saudáveis, vale a pena apostar nos espetinhos de frutas. Existem muitas combinações saborosas que enchem os olhos com suas cores e formas. Veja três receitas simples e deliciosas:

1.Espetinho tropical

8 espetinhos de bambu

2 colheres de chá de suco de limão

2 bananas médias descascadas e cortadas rodelas

1/2 melão descascado cortado em pedaços

8 morangos

2 kiwis médios, cortados em pedaços

Modo de reparo

Coloque o suco de limão em uma tigela e coloque todos os pedaços de banana. Agora, monte os espetinhos com um pedaço de banana, seguido de melão, morangos e kiwi. Agora é só servir.

2. Espetinho de frutas com molho de iogurte

10 espetinhos de bambu

1 xícara de abacaxi descascado e cortados em pedaços

1/2 xícara de mirtilos

10 morangos

1 xícara de uvas

2 laranjas descascadas e cortadas em pedaços

1 pote de iogurte grego

Essência de baunilha

Modo de preparo

Coloque as frutas no espetinho na sua ordem preferida. Em seguida, coloque o iogurte em uma tigela e misture algumas gotas de essência de baunilha. Agora é só servir.

3. Espetinho arco-íris

4 espetinhos de bambu

1 pote de iogurte grego

1 colher de chá de suco de limão fresco

1 colher de chá de raspas de limão

4 a 6 pedaços de abacaxi

4 a 6 morangos

1 kiwi, descascado e cortado em pedaços

1 banana cortada em pedaços

4 a 6 uvas

Modo de preparo

Em uma tigela pequena, misture o iogurte, o suco de limão e as raspas. Cubra e leve à geladeira. Agora coloque uma fruta de cada tipo no espetinho de bambu. Sirva com o molho limão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!