Bem-Estar > Motivação

Marketing pessoal ajuda você a crescer na carreira

Por Redação Fortíssima 07/02/2016

Você é esforçado e cumpre com suas obrigações. Mas, na hora da promoção, o escolhido é seu colega. Justamente aquele que se vangloria de feitos próprios. Provavelmente ele sabe fazer marketing pessoal bem melhor do que você.

Valorizar o seu trabalho sem exagero, mas na hora certa, é uma característica que ajuda a atrair atenção para aquilo que você faz. Propagandear o seu produto ou as suas capacitações também.

“Os profissionais que acabam tendo sucesso dentro de uma organização normalmente se destacam por assumir projetos e ter postura construtiva. Além disso, são acessíveis e engajados. Sabem compartilhar o resultado com todos”, explica a consultora de imagem no ambiente corporativo Renata Mello.

Resumindo, o profissional descrito, além de ser qualificado, faz uma boa propaganda do seu trabalho, ações e resultados. É preciso ter cuidado, no entanto, para não parecer hostil ou prepotente.

marketing pessoal-shutterstock-doutíssima

Aprenda a destacar aquilo que você pode oferecer de melhor. Foto: Shutterstock

A importância do marketing pessoal

Renata costuma indicar que as pessoas façam marketing pessoal, especialmente em empresas grandes. Nestes locais, segundo ela, existe uma chance menor de se destacar no mercado e a concorrência interna pode ser enorme. A técnica acaba sendo um diferencial neste meio.

Ela ensina que para poder usar o marketing pessoal é preciso que o indivíduo reconheça o seu valor. Neste ponto, entra em questão a autoestima. Se ela anda baixa, procure ajuda de um profissional. Terapia com psicólogo, por exemplo, costuma resolver o problema. Afinal, se você não se valorizar, os outros dificilmente vão enxergar o seu potencial.

“Vale o ditado quem é visto, é sempre lembrado. Saber divulgar seu trabalho sem exibicionismo é sempre bem-vindo”, sustenta a consultora de imagem no ambiente corporativo. É aqui que mora a importância de saber deixar as suas qualidades em evidência.

Como usar o marketing pessoal

De acordo com a sua experiência, Renata percebe que os indivíduos tímidos e introspectivos acabam tendo mais dificuldade em se destacar e fazer propaganda deles mesmos. Já os mais comunicativos acabam executando o marketing pessoal até sem perceber.

Quando alguém quer levar a fama pelos outros, isto não é marketing pessoal. Se você vai elogiar o trabalho de um colega, deixe claro que não foi você quem o fez. Invista em uma conduta assertiva. Fale com firmeza e segurança.

Mostre aos seus pares que você pode liderar projetos. Na próxima reunião de equipe, se prontifique a assumir algum. Aos poucos, apresente suas ideias e deixe claro os seus pensamentos e ações em prol do que foi acertado.

Ao final, mostre os resultados que você alcançou. Aprimore seu bom humor e desenvolva a capacidade de sorrir e cumprimentar. Em situações de conflito, treine o seu equilíbrio emocional, sendo um líder capaz de ouvir a todos e encontrar soluções que contribuam para a empresa. Dessa maneira, conquistará um espaço e terá reconhecimento.

É assim, de maneira natural, que a estratégia se torna mais eficaz. A consequência seguinte será a sua indicação como referência de ótimo profissional. Quem sabe aí a sua carreira não deslancha de vez.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!