Especialidades > Saúde

Nariz ressecado? Aprenda como fazer a hidratação nasal

Por Redação Fortíssima 07/02/2016

Você sabia que o desconforto não é a única razão para tratar um nariz ressecado? O cuidado também é importante para ajudar a filtrar, aquecer e hidratar o ar antes que ele entre nos pulmões.

O que causa um nariz ressecado?

O nariz é a primeira parte do trato respiratório, onde o ar é aquecido e poluentes, vírus e bactérias são bloqueadas. Qualquer anormalidade na região é capaz de afetar todo sistema respiratório. Normalmente, o sintoma não indica problemas graves, mas pode ser desconfortável. É importante compreender suas causas e conhecer possíveis soluções.

A secura do nariz é um sintoma comum de condições ambientais adversas. Os climas quentes, a baixa umidade e exposição ao ar condicionado são capazes de tirar dele o nível de umidade necessário para funcionar corretamente. O resultado é o ressecamento.

Esse também pode ser um efeito secundário de medicações. É o que ocorre com alguns anti-histamínicos ou descongestionantes. Raramente o problema está relacionado com alguma doença grave.

De toda forma, é possível que esse sintoma esteja associado com a Síndrome de Sjogren. Trata-se de uma doença autoimune caracterizada por olhos e boca secas – que também pode ocasionar ressecamento do nariz. Ela afeta as membranas mucosas e as glândulas secretoras de umidade do corpo.

As alterações hormonais com a menopausa são outra causa possível de ressecamento de membranas mucosas do corpo – incluindo nariz, olhos, boca e vagina. Quando há sangramento, é importante conferir se a pressão arterial está controlada – isso porque tanto nariz seco quanto hipertensão são capazes de levar a sangramentos nasais.

nariz-ressecado-doutissima-iStock-getty-images

Manter o nariz hidratado ajuda a evitar problemas no sistema respiratório. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar em casa?

É importante saber o que causou o nariz ressecado antes de pensar em tratá-lo. Conhecida a causa, há remédios caseiros simples que podem ser tentados para aliviar o problema. De início, é importante beber bastante água para manter a hidratação do corpo, evitando álcool e cafeína, que podem agravar o incômodo.

Use um umidificador para adicionar umidade extra ao ar. Se você não possui um, pode simplesmente colocar um pote com água na frente de um ventilador. O aumento da umidade do ar em casa ou escritório será capaz de manter as membranas nasais úmidas.

É possível ainda adquirir um spray de soro fisiológico na farmácia – ou fazer sua própria solução salina em casa. Nesse último caso, misture meio copo de água e uma colher de sal. Basta mexer bem e aplicar com um conta-gotas no nariz.

Procure também não usar hidratantes dentro do nariz, principalmente aqueles com vaselina. Um estudo publicado no Journal of General Internal Medicine explica que a inalação prolongada da substância, em casos raros, pode causar pneumonia lipoide, grave inflamação dos pulmões. Essa condição é capaz de resultar em tosse, dor no peito e falta de ar. 

Caso essas medidas não resolvam, converse com seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando. É possível que algum deles esteja causando esse sintoma incômodo e prejudicial.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!