Moda

Saia de tule é tendência no mundo da moda para 2016

Por Redação Fortíssima 07/02/2016

Romântica e cheia de estilo, a saia de tule promete dominar o cenário fashion em 2016 nos looks de street style e passarelas ao redor do mundo. O retorno da peça icônica foi antecipado por marcas que ditam tendências, como Michael Kors, Jean Paul Gaultier e Rochas. As fashionistas também já apostam nela para as produções do dia a dia.

O modelo foi hit em diferentes períodos, muito além dos desfiles de alta costura. Quem não se lembra das produções de Carrie Bradshaw, vivida por Sarah Jessica Parker, na série Sex and the City? Em 1997, a personagem já desfilava pelas ruas de Nova York com tutu e scarpin nos pés. Um luxo só.

Saia de tule: como usar?

Se você considera a proposta de usar uma saia de tule no dia a dia ousada, saiba que há alternativas para atualizar o look e usufruir de sua leveza sem parecer uma bailarina. Isso porque, na releitura contemporânea, o tradicional tutu ganha variações leves ou mais pesadas, através de camadas. As opções vêm para atender aos mais diversos estilos.

No verão, a sugestão é apostar nas saias de tule esvoaçantes. Elas garantem um romantismo e uma fluidez incomparáveis ao look. Mas como a peça é marcante por si só, a dica é equilibrar a composição com elementos neutros: uma shirt toda branca e um cinto marrom, por exemplo. Harmonia é fundamental.

Nas temperaturas mais amenas, vale compor a produção com a saia de tule clássica e um suéter monocromático cinza, bem clean. Nos pés, o scarpin preto é sempre uma ótima opção. A boa notícia para as amantes da peça é que ela também tem vez no inverno. Jogar um sobretudo por cima nos dias de frio garante uma composição cheia de elegância.

Saia de tule preta

A saia de tule fica perfeita com um salto alto. Foto: Instagram, Reprodução

Nos red carpets, personalidades como a cantora Alicia Keys e a atriz Emily Blunt também já deram algumas aulinhas sobre como usar o modelito. Ambas brilharam com peças combinadas com hot pants e top croppeds, coordenando estampas coloridas.

Se você não faz o estilo romântica, saiba que a saia de tule pode ajudar a compor o seu look mesmo assim. A dica é apostar em um visual emblemático, mesclando a peça com uma jaqueta jeans ou em couro. O contraste equaliza a composição e quebra um pouco o ar feminino do tutu. Também é possível usar um tênis nos pés com o mesmo propósito.

Vale lembrar que a saia de tule não precisa ser usada apenas em versões brancas ou rosas, com um apelo tradicional. Agora é a hora de inovar e se aventurar nas peças coloridas, como lilás, amarelo ou azul marinho. Aposte na criatividade.

Cuidados com a saia de tule

Para que a saia seja uma verdadeira aliada no seu visual, é importante tomar alguns cuidados, especialmente para garantir que ela não deixe de valorizar sua silhueta. O comprimento depende do seu gosto, mas o melhor é que fique na altura do joelho, para assegurar um melhor caimento e evitar que o tecido fique estufado demais.

Outra dica é dar preferência ao salto alto nos pés. Isso porque a saia tende a encurtar a silhueta, enquanto a plataforma garante alguns centímetros a mais de altura. A sapatilha, caso você não queira dar um ar ballet ao look, deve ser evitada. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!