Bem-Estar > Dia a Dia

Veja 4 dicas para não sabotar sua carreira

Por Redação Fortíssima 07/02/2016

Com um mercado de trabalho tão competitivo, é comum achar quem esteja pronto para sabotar a carreira de um colega em troca de promoção pessoal. Segundo pesquisa feita no ano passado pelo portal de recrutamento Vagas.com, 62% dos entrevistados declararam que já tiverem seus tapetes puxados em algum momento.

Na maioria das vezes, a sabotagem vem de cima. Em 54% dos casos, o ato foi atribuído a um chefe imediato ou a pessoas de cargo mais alto. Mas e quando o que prejudica um funcionário parte de suas próprias ações? Para a psicóloga Meiry Kamia, isso também é comum.

Quando a sabotagem vem de dentro

Segundo a psicóloga, o medo está na base de comportamentos de um profissional marcado pela falta de iniciativa e dificuldade de comunicação. “É preciso trabalhar pontualmente para que esses fatores não prejudiquem os planos de carreira e as decisões importantes”.

Ao contrário do que se pode imaginar, sabotar a si mesmo não está ligado, por exemplo, a inexperiência e ao pouco tempo no mercado. De acordo com Meiry, cada vez mais profissionais experientes têm tido dificuldades de superar as cobranças do dia a dia, horários, prazos e metas a cumprir.

“Eles passam por situações que os afetam psicologicamente fazendo com que deixem planos importantes para depois ou, muitas vezes, nem concluem”, acrescenta. Isso leva ao estresse e à criação de mecanismos de defesa.

Mulher pensando em suas atitudes para evitar sabotar a própria carreira.

Sabotar a própria carreira profissional é comum. Foto: iStock, Getty Images

Veja como não sabotar a sua carreira

Se você está preocupado em saber se, mesmo que inconscientemente, está sabotando sua carreira, confira quatro dicas para identificar comportamentos nocivos. Os conselhos são do especialista em gestão de pessoas e estratégia empresarial dos Estados Unidos, Eric Holtzclaw, em entrevista ao Inc:

  • Falta de mudanças

Fazer a mesma atividade todos os dias e esperar por um resultado diferente parece meio maluco, não é? Na vida, é preciso mudar, nem que seja nos pequenos detalhes. De acordo com Holtzclaw, quem não faz algo diferente quando necessário e sabe da importância da mudança está, possivelmente, esperando o fracasso bater à sua porta

  • Mudanças demais

Se não mudar é ruim, mudanças demais também atrapalham. É preciso ter um pouco de paciência para colher os frutos do seu trabalho. Não adianta querer abraçar o mundo, pegar vários projetos novos e não terminar os anteriores. Isso pode fazer com que você sabote a si mesmo e passe por irresponsável

  • Ausência de objetivos

Tudo na vida exige objetivos. Para realizar qualquer desejo é preciso estabelecer metas intermediárias, que indiquem que você está no caminho certo e que é capaz de atingir o objetivo maior. Ao fazer o estilo Zeca Pagodinho e deixar a vida te levar, a possibilidade de gastar energias com algo que não é prioridade é grande

  • Arrisca demais

Arriscar é necessário para se crescer, mas ousar demais é ruim. Por isso, é preciso ter equilíbrio e só tentar um movimento mais arrojado na hora certa. A falha é normal e os erros devem ser encarados como forma de aperfeiçoamento. No entanto, segundo Holtzclaw, a insistência nos riscos desnecessários mostra a falta de inteligência do profissional.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!