Bem-Estar > Dia a Dia

Conheça 5 passos de como cortar um frango

Por Redação Fortíssima 08/02/2016

Muitas pessoas o consomem, mas nem todas sabem como cortar um frango. Comprá-lo inteiro pode ser muito mais barato e uma ótima opção para quem deseja economizar. Além disso, as várias partes dessa ave podem ser aproveitadas nos mais diversos pratos. 

Frango é bom para sua saúde

O frango é o tipo mais comum de ave no mundo. É domesticado e consumido como alimento há milhares de anos. Essa carne branca é cheia de nutrientes e poucas calorias. Destacam-se a tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, ácido fólico e as vitaminas A, B-6, B-12, C, D, E e K.

Essa riqueza nutricional oferece muitos benefícios. A proteína ajuda no crescimento, desenvolvimento muscular e a suportar um peso corporal saudável. Ela também é rica em triptofano, capaz de proporcionar sensação reconfortante – excelente para quem anda se sentindo deprimido, porque aumenta níveis de serotonina e melhora o humor.

Pessoa aprendendo a como cortar um frango.

Aprender a como cortar um frango pode fazer a diferença na hora de economizar. Foto: iStock, Getty Images

A canja também é capaz de funcionar para dias em que nos sentimos um pouco doentes. Pesquisadores da Universidade de Nebraska Medical Center, dos Estados Unidos, indicam que a sopa de galinha ajuda a reduzir os sintomas de gripe nas vias respiratórias superiores, por exemplo.

Agora que você conhece os benefícios, que tal inclui-la na dieta? Primeiro você deve saber quais as melhores partes e como utilizar cada uma delas da melhor forma possível, sem desperdiçar nada.

Como cortar um frango

As partes da galinha têm diferentes níveis de gordura e colesterol. A carne do peito é a mais magra, sendo que 28 gramas contêm apenas uma grama de gordura. Já as pernas possuem duas gramas de gordura a cada 28 gramas.

Fique sempre atenta a essa relação e evite partes menos ricas em nutrientes. Inclusive, antes de cozinhar o frango, certifique-se de cortar toda gordura visível, que pode fazer mal ao coração.

Quem não deseja assar ou grelhar um inteiro, precisa cortá-lo em partes individuais antes de cozinhar. Confira abaixo, em cinco passos, como fazê-lo:

  • Posicione-o com o peito para cima e puxe cada perna para longe do corpo. Em seguida, corte através da pele, entre o peito e a sobrecoxa. Dobre essa última parte o máximo que puder e logo o osso se soltará. Agora separe a coxa e a sobrecoxa
  • Para tirar as asinhas, puxe bem e corte na segunda articulação
  • Retire a espinha da galinha. Para isso, corte desde a extremidade da cabeça da ave até a caixa torácica, do lado da espinha dorsal – use tesoura de cozinha ou faca afiada. Repita do outro lado da coluna para que ela seja removida completamente. É possível reservar a espinha dorsal e o pescoço para o caldo, se desejar
  • Corte o peito em duas metades. Coloque-o com o lado da pele para baixo, expondo o esterno. Use a pressão para cortar através do osso e da cartilagem avermelhada, da direita para o centro do peito. Corte cada metade ao meio novamente, transversalmente, se preferir bifes mais finos
  • Seu frango está pronto para se transformar em deliciosas receitas. As coxas podem ser fritas, assadas ou cozidas. Já o peito pode ser usado das mais diversas formas, seja inteiro ou desfiado. Use as asas fritas ou para fazer sopas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!