Bem-Estar > Motivação

Em ritmo de Carnaval? 5 expressões típicas da Bahia

Por Redação Fortíssima 08/02/2016

Cada região do Brasil tem sua própria forma de falar, com expressões e palavras que apenas os moradores dela conseguem entender corretamente. Na Bahia, esse linguajar parece estar sempre em ritmo de Carnaval.

Muito do que se fala por lá está relacionado ao período mais festivo do ano – especialmente em solo baiano. Se você está de viagem marcada para lá ou apenas quer conhecer melhor a cultura, vale a pena conferir as dicas que a equipe do Doutíssima separou.

O ritmo de Carnaval na Bahia é muito variado e agrada todos os gostos.

O ritmo de Carnaval na Bahia não se resume a axé. Foto: Shutterstock

Guia de expressões para ficar no ritmo de Carnaval

Na Bahia, existem 417 municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas é em Salvador que a folia realmente acontece. “Colocar o abadá pra curtir um axé atrás do trio”. Entendeu a mensagem da frase? Então conheça o seu significado:

Axé

Você pode achar que o ritmo de Carnaval da Bahia se resume em axé, mas essa expressão não serve apenas para dar nome a uma categoria musical. Saudação religiosa comum entre os praticantes do candomblé e da umbanda, significa mandar energias positivas. O ritmo baiano parte dessa mesma ideia, emanando positividade através do som.

Abadá

Hoje o abadá é conhecido como a veste para entrar no ritmo de Carnaval, sendo que cada bloco possui seu próprio modelo e estampa. Porém, seu surgimento é recente, já que é usado desde 1993 em substituição às mortalhas e vestes compridas e de mangas longas trazidas pelos escravos muçulmanos.

Cada trio ou bloco de rua possui o seu, que é requisito para entrar na corda, que limita a folia. Os foliões que não possuem abadá são chamados de pipoca, já que ficam pulando do lado de fora.

Afoxé

Relacionado ao candomblé, esse é o nome dado aos grupos de carnaval que misturam idiomas africanos e vestimentas relacionadas aos orixás. Entre os instrumentos tocados por eles estão o agogô e a percussão. Um dos mais famosos grupos é o Filhos de Gandhi, que homenageia o líder indiano.

Ritmo de carnaval atrás do trio

Foi depois de Dodô e Osmar que o Carnaval da Bahia conquistou sua fama mundial. Na década de 1950, a dupla adaptou um carro e amplificou o som dos instrumentos de corda.

Eles saíram pelas ruas de Salvador tocando e cantando no veículo que deu origem ao trio elétrico. Hoje eles são construpidos em caminhões com grandes estruturas de som e iluminação, que percorrem circuitos e animam com blocos musicais.

Circuitos

São os trajetos que os trios percorrem no carnaval da Bahia. Existem dois grandes: o Barra/Ondina e o Campo Grande/Castro Alves. No primeiro, apresentam-se Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Claudia Leitte, em dias alternados.

Os trios partem do Farol da Barra e seguem até a Praia da Ondina. Já o segundo é bastante tradicional e passa pelas principais ruas da capital baiana desde 1950.

Blocos

São os blocos que puxam os trios. Existem vários deles para entrar em ritmo de Carnaval na Bahia. Os mais famosos são o Cocobambu, de Claudia Leitte, o Crocodilo, de Daniela Mercury, e o Coruja, de Ivete Sangalo e Saulo Fernandes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!