Bem-Estar > Motivação

Meu primeiro milhão: educação financeira ensina a chegar lá

Por Redação Fortíssima 08/02/2016

A independência financeira é o sonho de todo brasileiro. Ou vai dizer que você nunca pensou: “quero ter o meu primeiro milhão. No entanto, essa não é uma tarefa fácil e, entre outros fatores, exige uma mudança de hábitos, principalmente no que diz respeito ao controle e ao equilíbrio do seu orçamento.

Essa nova postura frente aos rendimentos costuma ser uma consequência do planejamento. Segundo o educador financeiro Antonio Nascimento, através dele a pessoa aprenderá a estabelecer um plano de vida e priorizar os seus sonhos. “Ou seja, ela cria uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro”, completa.

 

Homem conquistando primeiro milhão.

Para conquistar o primeiro milhão é necessário mudanças de hábitos. Foto: iStock Getty Images.

Meu primeiro milhão: dicas para alcançar

A educação financeira bem aplicada muda a vida das pessoas. Ou seja, ter o conhecimento da sua metodologia simples e eficaz vai ajudar a alcançar o equilíbrio financeiro para se chegar ao primeiro milhão. Confira quatro dicas de Nascimento que podem ajudar a realizar esse sonho:

  • Diagnostique sua situação

Primeiro, é necessário identificar qual é a situação das suas finanças pessoais. “Conheça o seu eu financeiro, ou seja, qual o seu padrão de vida, e principalmente faça as correções necessárias para alcançar o equilíbrio financeiro, que resumidamente trata-se de gastar menos do que se recebe”, explica.

  • Defina seus sonhos

Neste momento, defina quais são suas prioridades. Se ela é o seu primeiro milhão, estabeleça um prazo concreto para este sonho. Além disso, não deixe de calcular quanto custa seu sonho. Esse cálculo  é importante para saber quanto será necessário poupar todo mês para alcançar o que planejou.

  • Orce e planeje seu sonho

Ao fazer o planejamento, procure primeiro priorizar os sonhos. Se você quer chegar ao primeiro milhão no prazo definido, faça alguns esforços e não saia da meta de economia. Com o que sobrar, pague suas despesas mensais.

Vale ressaltar que, como você esta priorizando o seu sonho, o que sobra do seu salário tem que ser suficiente para pagar todas as despesas sem contrair dívidas. Caso não seja possível, pense em fazer uma revisão do seu padrão de vida.

  • Invista seu dinheiro

Agora na posição de investidor – pois esta sendo possível poupar todos mês -, é a hora de definir o destino do dinheiro guardado. Ou seja, onde aplicá-lo. “Considere sempre, ao investir suas economias, o prazo para resgate, qual o melhor produto financeiro e taxa que o mercado está pagando”, aconselha o educador financeiro.

Mas se esta não for a sua praia, não deixe de contratar um especialista de confiança, que vai ajudar com as orientações corretas. Com essas dicas, é possível alcançar o primeiro milhão, de acordo com a possibilidade e padrão de vida de cada um.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!