Nutrição > Vitaminas

Tereré: conheça os segredos do mate gelado

Por Redação Fortíssima 08/02/2016

Especialmente no Rio Grande do Sul, o mate ou chimarrão é uma das bebidas mais tradicionais. Mas é nos dias quentes que uma versão gelada desse líquido ganha força: o tereré. A bebida é feita basicamente com chá da erva-mate, preparado com cubos de gelo, água gelada, suco de frutas ou ervas. O melhor de tudo? Pode fazer bem para sua saúde.

Uma bebida refrescante

Em alguns países essa bebida é tão famosa que ganhou um dia especial. Por exemplo, o último sábado de fevereiro é considerado no Paraguai o Dia do Tereré ou Tererê, como também é conhecida. Ela surgiu como a versão fria de chimarrão, consumido em muitos estados brasileiros, Paraguai, Argentina e Uruguai. Suas origens remontam a Guerra do Paraguai.

Conta-se que os soldados não conseguiam fazer uma fogueira para esquentar a água, já que assim revelariam aos inimigos sua localização exata. Justamente por isso, eles passaram a tomar a erva-mate com água fria. A bebida se tornou tão tradicional quanto o mate convencional.

Preparando o tereré.

Tereré pode substituir o café e ainda ajuda a reduzir o colesterol ruim. Foto: Shutterstock

E não se trata apenas de um líquido saboroso, já que a combinação pode ser muito benéfica para a saúde. A erva-mate é rica em antioxidantes, cerca de 90% a mais do que o chá verde. Ela é capaz de retardar os sinais de envelhecimento, desintoxicar o sangue e prevenir muitos tipos de câncer.

Não bastasse isso, também ajuda a reduzir estresse e insônia. Ela pode substituir o café, já que também contém cafeína. Com isso, é possível ter um aumento da energia mental, clareza e foco, mas sem os efeitos colaterais desagradáveis associados ao consumo da substância – dores de cabeça, estômago e nervosismo, por exemplo.

A erva-mate ainda contém compostos como polifenóis, benéficos na redução do risco de doenças cardiovasculares. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sugere que a ingestão do produto tem impacto positivo sobre os parâmetros lipídicos e que ajuda a reduzir o colesterol LDL (ruim) em pessoas com hipercolesterolemia.

O consumo também protege o tecido do miocárdio do coração e reduz o estresse oxidativo – conhecido como uma das causas do acidente vascular cerebral.

Como preparar um tereré

Para fazer essa bebida, você primeiro precisa escolher a erva-mate. A melhor opção são as folhas moídas grossas, que costumam manter o sabor da erva por mais tempo. O preparo exige ainda um guampo, uma cuia ou um copo grande. Outro item indispensável é uma bomba para chimarrão.

Os sucos mais populares para utilizar no tereré são limão, laranja ou toranja. A combinação deles e outros sucos ajuda a tornar essa bebida uma opção única. É possível ainda utilizar ervas aromáticas, como hortelã e capim-limão.

A preparação é muito simples. Basta encher a guampa ou o copo de erva-mate, colocar a bomba de um dos lados e despejar o suco ou água fria. Muitas pessoas adoram o primeiro gole porque ele é o mais rico em nutrientes, enquanto outros o evitam em razão do sabor forte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!