Zen

Kundalini Yoga: a prática que fortalece e relaxa os músculos

Por Redação Fortíssima 09/02/2016

A yoga é um conjunto de exercícios – e também um estilo de vida – originário da Índia, que passou a ser adorada no ocidente por sua capacidade de proporcionar autocontrole e melhorar o nível de vitalidade física e psíquica de seus praticantes. Ela pode ser realizada de maneiras diversas. O método Kundalini, por exemplo, é um deles.

Também chamada de Yoga do Despertar, a proposta é estimular a energia vital adormecida na base da coluna. Acredita-se que, ao ascender, ela conduz ao despertar da consciência e permite atingir um estado de meditação profundo. Isso através de uma série de técnicas de respiração, posturas dinâmicas e entoação de mantras.

Entenda como funciona a Kundalini Yoga

Na Índia, a Kundalini Yoga já é uma ciência milenar, originalmente passada de forma secreta entre mestre e discípulo. O termo se refere justamente a um poderoso reservatório de energia localizado na base da coluna vertebral e o enfoque principal da prática é fazer essa energia subir através da respiração.

Com esse princípio, a modalidade é mais intensa e exige maior esforço de seu praticante do que outras correntes da Yoga. Mas os resultados também são percebidos mais rapidamente: o exercício alonga e relaxa a musculatura, aumenta a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica.

A prática envolve a ativação dos centros de energia do corpo, chamados de chakras. Para ativá-los, são feitos pranayamas (exercícios respiratórios) bhandas (contrações corporais), kryias (jogos completos de exercícios), asnas (posturas), mudras (gesticulações com mãos, dedos ou braços) e mantras (palavras cantadas).

Ao liberar a energia transformadora, a proposta da prática é permitir que o ser humano una sua consciência cotidiana à consciência superior ou cósmica, para que possa viver seu lado espiritual de forma mais completa. O resultado é a capacidade de enxergar o mundo com mais equilíbrio. 

Benefícios da Kundalini Yoga

A Kundalini é uma ciência antiga, que já existe há mais de sete mil anos. Seus ensinamentos foram iniciados em templos e monastérios da Índia, Nepal e Tibet. Foi nos anos 60 que o guru Yogui Bhajan trouxe essa prática ao ocidente, onde ela rapidamente se projetou e ganhou adeptos na Europa e na América do Norte. 

Em relação às vantagens é possível citar que a combinação de movimentos físicos associados com técnicas de respiração e posturas específicas tem por objetivo proporcionar autocontrole e ampliação da consciência, além de aumentar a capacidade respiratória e estimular a harmonia dos sistemas físico, respiratório, nervoso e glandular.

A prática também pode vir como complemento para tratamentos médicos de distúrbios ansiosos, depressivos e oncológicos. Quando aliada a uma mudança para hábitos alimentares mais saudáveis e atitudes positivas no dia a dia, a energia da Kundalini se espalha e permite ao indivíduo atingir uma consciência extraordinária, de grande sutileza e percepção.

Também chamado de samadhi, bliss ou nirvana, esse estado de consciência é o êxtase da existência. Por isso, que tal dar uma chance à modalidade para uma vida mais equilibrada e feliz?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!