Nutrição > Receitas

Molho de tomate natural é opção saudável para suas receitas

Por Redação Fortíssima 09/02/2016

Uma das vantagens de ser um cozinheiro de mão cheia é fazer tudo do seu jeito e não precisar apelar para os produtos industrializados. Você já experimentou, por exemplo, preparar um molho de tomate natural e caseiro? O condimento é uma maneira de deixar suas receitas mais saudáveis e saborosas.

Molho de tomate concentrado? Não

Ao contrário do molho de tomate concentrado, vendido nos supermercados, o natural e caseiro não leva conservantes e, em especial, não tem um elevado grau de açúcar na sua composição, principal preocupação da nutricionista Adriana Pittelkow.

“Ao contrário dos que alguns pensam, 70% de qualquer molho de tomate industrializado é uma base de suco de tomates concentrados, sim. Os outros 30%, por outro lado, são condimentos de sabor. O que pesa não é isso, e sim, o alto teor de sacarose, entre 15% e 20% da sua composição”.

Segundo Adriana, essas seriam as calorias vazias identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que não agregam qualquer valor à alimentação e podem levar à obesidade. Pesquisadores, inclusive, já estudam substituir a sacarose do molho de tomate por outro elemento de sabor idêntico e propriedades semelhantes ao aspartame.

Outro problema do molho de tomate concentrado é a sua quantidade de sódio. Em uma porção de 60g, equivalente a três colheres de sopa do condimento, a concentração é de 382 mg. Ou seja, se você consumir cerca de duas conchas pequenas desse molho (160g), estará ingerindo cerca de 2g de sal.

Levando em conta que o recomendado pelo Ministério da Saúde é o consumo de 5g de sal por dia, 2g apenas no molho de macarrão é uma quantidade muito elevada, segundo a nutricionista.

Extrato, molho e polpa

Um ponto que gera muito dúvida na hora de escolher o condimento ideal para cada situação é a variedade de produtos similares. No mercado existem três tipos de derivações do tomate: o extrato, a polpa e o molho. Veja para que serve cada um deles:

  • Extrato

Mais concentrado de todos os derivados, não contém condimentos além de sal e açúcar. Próprio para o preparo de molhos caseiros com pedaços de tomate ou para a aplicação em receitas que levam um grande volume desse ingrediente

  • Molho

Ideal para economizar tempo na cozinha. São prontos para consumo, não necessitam de diluição e são feitos a partir da polpa de tomate concentrada. Presentes nos mais diversos sabores, a maior parte deles leva uma base de óleo e cebola refogados e de alguns temperos, como salsa, alho e aipo, que dão mais sabor às receitas

Polpa

Opção para quem não abre mão de fazer o próprio tempero, mas procura algo prático, que permita o preparo direto, sem diluição. As polpas são os mais flexíveis dos atomatados, pois servem como ingredientes para o preparo de inúmeras receitas.

Molho de tomate feito em casa

Mais natural, o molho feito em casa também é saboroso. Foto: iStock, Getty Images

Receita de molho de tomate natural e caseiro

Está convencido de que o molho de tomate natural é o melhor caminho? Então confira uma receita caseira do condimento e prepare seus pratos de forma mais saudável e saborosa:

Ingredientes

1 kg de tomates bem maduros

2 cebolas médias cortadas em pedaços grandes

4 dentes de alho

1 xícara de chá de salsinha

4 ramos grandes de manjericão

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta moída (opcional)

½  xícara de chá de água

Modo de preparo

Corte os tomates ao meio e retire a semente e a parte branca. Em seguida, fatie cada metade ao meio novamente. No liquidificador, coloque água e bata os tomates, acrescente os pedaços aos poucos. Junte os outros ingredientes e ponha para pulsar.

Por fim, leve o molho em uma panela ao fogo médio por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, o seu molho de tomate natural vai estar pronto  para ser utilizado em diversos preparos ou congelado em porções.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!