Dica do Nutricionista > Nutrição

Conheça os benefícios do edamame para a sua saúde

Por Redação Fortíssima 10/02/2016

O edamame nada mais é que a soja ainda verde. Ou seja, não madura e ainda dentro da vagem. Essa nova forma de consumir os grãos é muito comum na Ásia e vem ganhando espaço em todo o mundo. Com alto valor nutricional, é fácil de preparar e substitui aqueles petiscos mais calóricos.

Além dos benefícios presentes também na soja, o grão ainda verde traz diversos outros componentes que ajudam a manter a saúde em dia – sem falar na ajuda extra para quem deseja emagrecer.

Benefícios do edamame

Assim como a soja madura, o edamame é rico em isoflavonas, que ajudam no combate aos sintomas da menopausa e na prevenção de doenças cardiovasculares. Também atua na redução do colesterol ruim e promove o aumento do colesterol bom.

Rico em proteínas e pobre em carboidratos, o grão verde possui cerca de 120 calorias para cada 100 gramas. Sem contar todas as vantagens da soja madura, ele possui mais compostos bioativos, que auxiliam no tratamento alternativo para sintomas da menopausa.

É ainda rico em fibras, vitaminas A, B e C, minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de saponinas e ácido fítico. O grão é muito indicado para quem precisa de energia para praticar exercícios físicos e também para aqueles que querem emagrecer.

Também melhora a saúde da visão, controla o sistema nervoso, aumenta a defesa do corpo, regula o intestino e estimula a melhor absorção de ferro, zinco, magnésio e cálcio – e ainda tem mais. 

Ajuda a combater a retenção de líquidos e elimina o inchaço, além de ser um ótimo aliado na recuperação da ressaca do final de semana. Isso porque, com a presença do antioxidante metionina, e com ajuda das vitaminas A, B1 e C, atua no fígado auxiliando a decompor o álcool e a restaurar o órgão.

O edamame possui ainda luteína que, além de prevenir o câncer de cólon, tem ação na preservação das funções visuais, protegendo a retina de lesões solares e degenerações maculares. É composto também por betacaroteno, que possui ações antioxidantes – o seu teor diminui com o amadurecimento dos grãos de soja.

O edamame é a soja ainda verde

O grão verde é ainda mais rico do que a soja já madura. Foto: iStock, Getty Images

Como incluir na alimentação

O edamame é encontrado principalmente no formato congelado (descascado, como ervilhas). Para preparar, basta colocar os grãos numa panela com água fervente e deixar cozinhar por aproximadamente cinco minutos.

Pode ser consumido como aperitivo ou ainda compor saladas, sopas, acompanhamentos e diversos outros pratos. Para conservar, mantenha bem fechado e dentro do refrigerador.

Para quem não gosta do sabor da soja, pode ficar tranquilo. O edamame tem um gosto bem diferente da sua versão madura, já que não possui a enzima responsável pelo gosto amargo. E que tal aprender uma receita simples e fácil para consumir os grãos com saúde?

Sopa de ervilha e edamame

Ingredientes

1 cebola picada

1 talo de salsão picado

2 colheres de sopa de azeite

3 xícaras de edamames sem casca

1 xícara de ervilhas verdes congeladas

4 xícaras de caldo de legumes

Sal a gosto

Modo de preparo

Aqueça o azeite numa panela em fogo médio e adicione a cebola e o salsão, deixando cozinhar por 10 minutos. Em seguida, junte os edamames, as ervilhas e o caldo de legumes. Aumente o fogo e deixe ferver. Após, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos.

Remova a sopa do fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Bata tudo no liquidificador e coloque a sopa novamente na panela, reaqueça se necessário. Está pronta para consumo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!