Nutrição > Receitas

Ovo poché é alternativa simples de acompanhamento

Por Redação Fortíssima 10/02/2016

O ovo poché é um dos clássicos da culinária, mas muitas pessoas acham que ele pode ser complicado de fazer porque é cozido em água. No entanto, de todas técnicas de preparação convencionais essa é uma das mais fáceis e saudáveis para preparar esse alimento.

Além de tudo, trata-se de uma receita versátil, que pode ser utilizada para o café da manhã ou acompanhamento de outros pratos. Vale experimentar.

Uma forma gostosa e saudável de cozinhar ovos

Por muitos anos os ovos foram rotulados como responsáveis pelo aumento de níveis de colesterol e problemas cardíacos. Mas, pelo menos para quem não abre mão do ingrediente, há um boa notícia.

Pesquisa publicada na revista Advances in Nutrition revela que não há qualquer ligação entre o consumo de ovos e o aumento do colesterol. Os pesquisadores observaram ainda que o consumo a longo prazo parece não ter efeitos negativos sobre a saúde cardíaca.

Para quem deseja preparar o alimento de uma maneira saudável, a principal saída é cozinhá-lo em água. Trata-se do conhecido ovo poché, uma das versões com menos calorias. Como ele é cozido em temperatura mais baixa, é possível haver diminuição de toxinas – ao contrário de quando cozidos ou fritos em altas temperaturas.

Pode até parecer uma diferença pequena, mas algumas dessas toxinas podem se prender a tecidos do corpo e oxidá-los, conforme estudo realizado por pesquisadores do Sinai School of Medicine Mount.

Tecidos oxidados causam inflamação, problema capaz de avançar para doenças crônicas, como cardíacas e diabetes. Ou seja, melhor prevenir. 

Como preparar um ovo poché

Os ovos poché são o principal componente dos chamados Ovos Benedict, tradicional prato da culinária americana que é acompanhado de presunto e molho holandês. Como são versáteis, podem ser usados para melhorar sabor, textura e valor nutritivo de vários outros pratos.

Por exemplo, você pode servi-lo com uma fatia de pão no café da manhã ou lanche.Também vai bem como acompanhamento de uma salada verde fresca, para aumentar o conteúdo de proteína.

Ovo poché com pão

O ovo poché pode ser servido até mesmo no café da manhã. Foto: iStock, Getty Images

Receita ovo poché

Ingredientes

1 litro de água

1 ovo grande

1 colher de sopa de vinagre de sabor suave

Sal e pimenta do reino moída

Modo de preparo

Leve a água para ferver em uma panela – quando as bolhas começarem a subir é hora de colocar os ovos. Quebre um ovo em um copo pequeno, de preferência com uma longa alça para ajudar a colocá-lo.

De forma opcional, é possível adicionar vinagre à água. Muitas pessoas gostam de fazê-lo, porque ajuda a cozinhar o ovo de forma mais compacta.

Coloque o ingrediente cuidadosamente na água, inclinando-o para fora em seguida. Cozinhe por aproximadamente quatro minutos – esse tempo depende da sua preferência, sendo essa uma estimativa aproximada para água levemente fervente. Use uma escumadeira para removê-lo. Tempera com sal e pimenta. Depois é só servir e degustar na hora.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!