Bem-Estar > Motivação

Quatro pontos turísticos para visitar na Chapada Diamantina

Por Redação Fortíssima 10/02/2016

Carnaval pode ser sinônimo de folia e curtição, mas não precisa ser necessariamente assim. Quem quer aproveitar a principal festa popular e o restante das suas férias de uma maneira mais tranquila também tem opções disponíveis – mesmo na Bahia. A Chapada Diamantina é um exemplo.

O destino foi, juntamente com João Pessoa e Fortaleza, o preferido pelo turistas durante o carnaval do ano passado. Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), cerca de 60% dos pacotes vendidos para quem queria mais sossego durante os dias de curtição foram para essas localidades.

Paisagem da Chapada Diamantina.

A Chapada Diamantina é o local perfeito para quem passar as férias em contato com a natureza. Foto: Açony Santos

Principais pontos turísticos da Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina também é opção para quem quer aproveitar as férias de um modo diferente. Composta por 24 municípios, a região serrana tem como principais atrações suas belezas naturais. Confira quatro pontos turísticos da localidade e programe essa viagem agora mesmo.

Pico das Almas

Um dos pontos mais altos da da Chapada Diamantina, o Pico das Almas tem aproximadamente 1.980 metros de altura. Localizado ao norte do município de Rio de Contas, a trilha de subida ao cume leva aproximadamente duas horas e meia.

Outro programa interessante é acampar no santuário ecológico do Largo do Queiroz. Para quem está em busca de mais aventura, o trekking é uma opção de contato mais direto com a natureza. O esporte pode ser praticado nos riachos e nas matas próximas ao local em que nasce o Rio Brumado.

Trilha das cachoeiras

O percurso ideal para quem quer fugir um pouco do calor é a trilha das cachoeiras. O caminho é composto pela Cachoeira do Funil, Cânion das Sete Quedas D’água e Cachoeira das Andorinhas.

Localizadas no Parque Municipal de Mucugê, as cachoeiras podem ser comtempladas através de uma trilha contínua. primeiro você atravessa a do Funil, passando pelo cânion e chegando por último nas hidromassagens naturais das Andorinhas. Uma bela vista o acompanha durante todo o passeio.

Marimbus

Localizada no Andaraí, região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Marimbus tem como palavra de ordem a acessibilidade. Visitantes de qualquer idade ou condição física, inclusive cadeirantes e pessoas que não sabem nadar, podem desfrutar do atrativo de forma tranquila e segura.

A área alagadiça é mais ampla do lado de Andaraí, com dezenas de lagoas, como a do Baiano, com o cenário perfeito para praticar stand up paddle e acesso direto pela Fazenda Marimbus.

Mina Brejo-Verruga

Para quem curte um passeio mais histórico, a Chapada Diamantina também disponibiliza atrações. Uma delas é a mina Brejo-Verruga, localizada em Igatu – distrito de Andaraí. O antigo local de exploração de diamantes foi reaberto pelos garimpeiros da região para receber os turistas.

Durante o passeio, os próprios moradores e garimpeiros contam um pouco da história de seus ofícios, suas ferramentes específicas e da instalação artística presente no salão principal. As obras são esculturas que representam os trabalhadores locais, produzidas por eles mesmos. Um banho de cultura e história em uma só visita.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!