Especialidades > Saúde

Ginástica íntima pode aumentar o prazer sexual

Por Redação Fortíssima 11/02/2016

Todo mundo sabe que exercitar os principais grupos musculares é obrigação para melhorar a saúde. Pois saiba também que, se você incluir na rotina exercícios que trabalhem músculos da região pélvica, é possível aumentar o prazer durante o sexo. Uma ginástica íntima talvez seja exatamente o que precisa.

Exercite os músculos do amor

A ginástica íntima consiste em técnicas de exercícios que fortalecem os músculos do assoalho pélvico. A técnica mais usada são séries de exercícios de Kegel, desenvolvidos na década de 1940 pelo ginecologista Arnold Kegel. Ele recomendou que as mulheres deveriam exercitar a região depois do parto, para evitar problemas de saúde.

Em exames de acompanhamento, porém, logo foi descoberto um efeito colateral surpreendente do tratamento. As pacientes que faziam exercícios de Kegel regularmente conseguiam atingir o orgasmo com mais facilidade, frequência e intensidade.

Mais tarde, Arnold Kegel descobriu que as atividades fortalecem o músculo pubococcígeo (PC), que forma a plataforma orgásmica. Quando há falta de sensibilidade ao redor da abertura vaginal, a causa mais comum é justamente um PC fora de forma.  

Ginástica íntima é opção para fortalecer a região pélvica.

Ginástica íntima fortalece o assoalho pélvico. Foto: iStock, Getty Images

Não bastasse isso, a ginástica intima é capaz de melhorar o controle da bexiga, porque os músculos do assoalho pélvico são os responsáveis por sua capacidade de reter urina. Inclusive, pesquisa publicada no British Journal of Obstetrics and Gynecology indica que os exercícios impediram o problema em mulheres grávidas e ajudaram no tratamento.

Vale a pena saber que os homens tambpém podem se beneficiar desse tipo de ginástica – principalmente aqueles que têm ejaculação precoce. É o que indica um estudo da University of the West, do Reino Unido, segundo o qual os exercícios de Kegel contribuem no tratamento da disfunção erétil.

Como fazer a ginástica íntima

Para começar a praticar esses exercícios, primeiro se certifique que você está segmentando os músculos certos. Como descobrir? Pare o fluxo de urina e sinta quais os músculos você está contraindo para isso.

É possível detectá-los também inserindo o dedo na vagina e apertando os músculos no entorno para localizá-los. Apenas tenha certeza de que não está usando quaisquer outros músculos para isso – como os do abdômen, coxas ou nádegas. O segundo passo é esvaziar a bexiga. Pronto, agora é possível começar.

Encontre um lugar confortável para sentar ou deitar e realizar os movimentos. Comece por apertar os músculos do assoalho pélvico e segurá-los por dez segundos. Relaxe por outros dez e reinicie. Faça um conjunto de cinco séries.

Lembre-se de repetir essa rotina por até três vezes na semana. É possível ousar e tentar exercícios extras durante a relação sexual, como apertar e soltar os músculos em torno do pênis do parceiro – e ver como isso contribui para a excitação dele.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!