Estética

Talassoterapia promete combater a celulite

Por Redação Fortíssima 11/02/2016

Em nome da beleza, há quem experimente os mais variados tratamentos estéticos. Mas mesmo diante de equipamentos sofisticados que prometem acabar com a celulite, alternativas naturais também se provam eficazes. É o caso da talassoterapia, uma técnica que utiliza algas marinhas para melhorar a estética corporal e relaxar a mente.

O método já era utilizado na Grécia Antiga como uma forma de combater a celulite e a flacidez, além de retardar o envelhecimento cutâneo. Atualmente, é aplicado em centros estéticos, através de banhos de imersão. 

Entenda como funciona a talassoterapia

O médico esteta e membro da Academia Brasileira de Estética, Paulo Kogake, explica como funciona a talassoterapia. “O paciente é acomodado em uma banheira preparada com diversos elementos que simulam o ambiente marinho. A sessão dura cerca de 40 minutos”, explica.

Segundo ele, o banho é complementado com aplicação de algas marinhas, para proporcionar hidratação e maior viço à pele. O uso de ventosas surge como auxílio nas áreas de gordura localizada, barriga e culote.

A talassoterapia é feita com algas

Além de benéfica à saúde, a talassoterapia é relaxante. Foto: iStock, Getty Images

Os resultados são plenamente alcançado quando elas são desidratadas corretamente, o que ajuda a preservar suas propriedades naturais, como minerais, iodo, ferro, sódio, potássio, magnésio e vitaminas. O tratamento também pode ser associado com óleos aromáticos, de acordo com a necessidade do paciente.

Por ser benéfica à pele, a técnica é indicada para tratar flacidez, pois promove o rejuvenescimento dos tecidos. Ela também ajuda a recuperar a vitalidade capilar e a tratar a dermatite seborreica. Isso sem falar no aspecto relaxante associado ao tratamento. Ele alivia dores e fadiga muscular, promovendo uma sensação de bem-estar.

“O resultado é surpreendente no que se refere à perda de medidas e eliminação da celulite, proporcionando também uma melhora significativa no estado psicológico dos pacientes, pois o organismo livre das toxinas passa a reagir de forma positiva sobre o sistema nervoso e a autoestima”, garante o médico.

Para resumir, é possível afirmar que, além dos benefícios estéticos principais, a talassoterapia apresenta ainda uma série de benefícios coadjuvantes. Por conta da ação anti-inflamatória dos componentes presentes na água do mar, elimina impurezas do organismo e alivia quadros de estresse, artrite, osteoporose e reumatismo.

Cuidados com a talassoterapia

Antes de se submeter a qualquer tipo de tratamento, o ideal é conversar com um médico especialista para verificar se esse é de fato o melhor caminho para combater o problema estético que você está enfrentando. No caso da talassoterapia, o número de sessões é definido de acordo com a necessidade de cada paciente em particular.

É importante lembrar também que o método possui algumas contraindicações. Ele não é recomendado para pessoas com patologias infecciosas, alérgicas, cardiorrespiratórias ou com hipertireoidismo.