Bem-Estar > Psicologia

Aprenda a identificar um amigo da onça

Por Redação Fortíssima 12/02/2016

A era das redes sociais apresenta novos contatos a você quase todos os dias. Mas já parou para pensar em quais deles pode realmente confiar e como identificar um amigo da onça? Às vezes pode ficar até difícil saber.

Nem todos são seus verdadeiros amigos

A maioria de seus amigos do Facebook não se preocupam com você e provavelmente não simpatizam com seus problemas, segundo um novo estudo. Muitas pessoas têm centenas de contatos na rede social, mas dentre eles podem contar com apenas quatro, dizem pesquisadores da Universidade de Oxford.

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram pessoas que tinham, em média, 155 amigos do Facebook. Eles notaram que apenas quatro desses amigos efetivamente expressavam simpatia em caso de algo não correr bem. Conforme os cientistas, esses números aproximam-se do funcionamento de amizades na vida real.

Justamente por isso, é preciso ter cuidado na escolha das amizades. É necessário identificar quem estará ao seu lado na hora ruim, já que os chamados amigos da onça podem acabar dando maus conselhos por não se preocuparem com seu bem-estar.

Evite um amigo da onça

Um amigo da onça costuma acumular experiência negativas. Foto: iStock, Getty Images

Como identificar um amigo da onça

Quando tudo está bem, ele é seu melhor amigo. Quando as coisas correm mal, ele desaparece. É possível que peça muitos favores, mas nunca parece estar disposto a retribui-los. Já viu ele mentir ou falar sobre você pelas costas. Soa familiar? Pois então você pode ter um amigo da onça.

Mas nem sempre essas características são assim tão evidentes. A boa notícia é que é possível identificar amizades falsas de várias formas. Veja como fazê-lo:

  • Não dá nada em troca

Quem pede demais sem dar nada em troca pode ser um amigo da onça. Esse tipo é aquele que fala sem parar sobre os problemas dele, mas se distancia quando você começa a enfrentar crises ou querer relatar os seus.

Ele costuma pedir muitos favores, mas não retribui ou oferece algo em troca. Note que amizades saudáveis tendem a ter equilíbrio entre dar e receber.

  • Mente e engana

Se você pegou um amigo mentindo uma vez, talvez seja um erro. Se isso acontecer duas ou mais vezes, pode ser sinal de problema. Uma pessoa que informa inverdades sobre você não é confiável – e amizades sem confiança não são verdadeiras.

Talvez seja uma excelente ideia se afastar dessa pessoa, já que mentirosos muitas vezes trazem consigo problemas maiores – questões morais ou até mesmo legais.

  • Decepciona

Se você tiver um amigo que constantemente deixa você para baixo ou não é confiável, é possível que você esteja frente a uma falsa amizade – especialmente se o comportamento continuar, apesar dos seus alertas.

  • Faz mais mal do que bem

Ainda não tem certeza se alguém é um amigo da onça? Pense se você teve mais tempos ruins do que bons com essa pessoa. A amizade deve trazer alegria e felicidade e não apenas dor e tristeza.

Se a mesma pessoa faz você se sentir mal, triste ou com raiva em grande parte do tempo, as chances são de que há algo errado e os sentimentos dele em relação a você não sejam os melhores.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!