Especialidades > Saúde

Conheça os principais problemas que geram fraqueza nas pernas

Por Redação Fortíssima 12/02/2016

Fraqueza nas pernas é um sintoma comumente ignorado pelas pessoas. Acontece que ele pode ser um sinal de vários problemas de saúde e deve ser levado a sério. Isso é especialmente importante para quem possui problemas nas costas.

O que causa fraqueza nas pernas

Em primeiro lugar, é importante não confundir esse problema com cansaço ou sensação de peso que se costuma ter após um longo dia de trabalho. A franqueza nas pernas é caracterizada pela resistência enfraquecida dos músculos desses membros, que se manifesta pela incapacidade de fazer certos movimentos com eles ou com os pés.

A dor ciática é uma das causas comuns – que tem como origem mais recorrente problemas na medula espinhal, embora outros fatores possam também resultar em compressão dos nervos – um desconforto sentido ao longo de todo trajeto do nervo atingido.

Médico examinando paciente com fraqueza nas pernas

O tratamento para a fraqueza nas pernas deve ser iniciado assim que identificadas as causas. Foto: iStock, Getty Images

Há ainda uma série de doenças neuromusculares capazes de resultar em fraqueza nas pernas. São alguns exemplos a esclerose lateral amiotrófica (ELA), a paralisia cerebral, a fibromialgia, a esclerose múltipla, a rabdomiolise, a distrofia muscular e a polimiosite.

Além disso, essa fraqueza muscular pode ser causada por certas drogas, toxinas e outras síndromes. A síndrome de Guillain-Barré é uma delas. Quando ela está presente, o sistema imunológico do corpo começa a atacar seus próprios nervos, causando formigamento.

Esse sinal progridem rapidamente e pode resultar em paralisia. Segundo estudo do Aarhus University Hospital, da Dinamarca, pacientes com essa neuropatia sintomática tinham fraqueza nos músculos inferiores das pernas.

Existe também o que se conhece como síndrome da fadiga crônica. Ela provoca exaustão extrema e cansaço sem motivo aparente. Não há qualquer condição médica subjacente, mas o quadro geralmente se agrava quando a pessoa executa atividades mentais ou físicas, desaparecendo com o repouso.

Quando consultar um médico

A fraqueza muscular que aparece de repente pode apontar para um acidente vascular cerebral, condição perigosa em que uma parte do cérebro é incapaz de obter o oxigênio necessário. Ela ocorre sem aviso prévio e é sentida principalmente em um lado do corpo, exigindo que você procure assistência médica imediatamente.

Você também deve chamar o seu médico imediatamente se a fraqueza for acompanhada por sintomas como dormência, visão turva, perda de visão, dores de cabeça, perda do controle do intestino ou da bexiga, letargia, paralisia, desmaios, incapacidade de mover uma parte do corpo, febre ou mudança em seu nível de consciência.

Para tratar a fraqueza nas pernas é necessário diagnosticar o problema subjacente que a está causando. Geralmente, não é necessário uma cirurgia, bastando medicamentos para curar a maior parte das doenças.

É possível também prevenir a ocorrência desse incômodo. Para isso, o exercício físico regular é indispensável, já que ele mantém o tônus músculo e a saúde geral do corpo. Algumas atividades como yoga, pilates, natação, caminhadas e tai chi são excelentes para fortalecer os músculos das pernas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!