Dica do Dermatologista

Adesivo solar monitora a exposição do corpo aos raios de sol

Por Redação Fortíssima 13/02/2016

Se você gosta de cuidar da pele, fique atenta: vem novidade por aí. O adesivo solar é um lançamento francês que deve chegar ao Brasil em agosto de 2016. Ele tem como propósito monitorar a exposição aos raios ultravioleta, além de educar a população sobre a importância da proteção. 

Vale lembrar que a exposição solar é a principal causadora do câncer de pele. Dos casos em que não há melanoma, 90% são associados à radiação ultravioleta, que aumenta as chances do aparecimento de manchas e do fotoenvelhecimento. Mas se você não tem paciência para controlar o tempo enquanto se expõe ao sol, o adesivo entra como aliado.

Adesivo solar: como funciona?

Também chamado de patch UV, o adesivo solar é transparente, maleável e pode ser colado em qualquer área do corpo. Por conter corantes fotoativos, que consideram o tom de pele individual, ele muda de cor sempre que a pessoa estiver exposta aos raios ultravioleta. Assim, é possível identificar os diferentes níveis de exposição.

Mas a transformação na cor dos quadrados fotossensíveis presentes no patch não será a única forma de monitoramento. O produto traz também um apelo tecnológico. Os dados do adesivo podem ser passados para o smartphone, através de uma foto. Basta baixar o aplicativo My UV Patch, disponível para iOS e Android, e fazer upload.

Assim, o aplicativo pode analisar as diferentes nuances dos corantes fotoativos identificados, para determinar a quantidade final de exposição de radiação UV recebida pelo usuário. Isso possibilita não somente um histórico, mas também um panorama para ter noção de quanto o sol está afetando a sua pele.

Os únicos dispositivos disponíveis até então para monitorar os raios ultravioleta na pele são rígidos e só oferecem informações em períodos de uma hora. O novo patch, porém, promete ser mais dinâmico: ele contém um sensor fino e praticamente sem peso.

O adesivo solar protege da exposição aos raios ultravioletas

A novidade deve chegar ao Brasil em agosto. Foto: Divulgação

Dicas para cuidar da pele no verão

Diante da exposição solar direta e constante, comum no verão, é indispensável manter cuidados especiais com a pele – independente do uso de um adesivo solar. De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protetor solar é indispensável no dia a dia.

“Via de regra, o fator de proteção solar (FPS) aplicado diariamente deve ser acima de 30. Ele dura, em média, quatro horas em ambiente fechado e duas em ambiente aberto. Por isso, é importante sempre reaplicar”, sinaliza a especialista.

As bases e o pó compacto da maquiagem, de acordo com ela, também auxiliam na fotoproteção, uma vez que formam uma barreira física sobre a pele, aumentando a resistência do tecido ao dano produzido pelo sol, calor ou mormaço. 

“Quanto ao horário, o paciente deve procurar se expor ao sol apenas em horários recomendados, antes das 10h e após às 16h”, conclui.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!