Qualidade de vida

Deus ajuda quem cedo madruga: 4 dicas para acordar cedo

Por Redação Fortíssima 13/02/2016

Em algum momento da vida você provavelmente já se deparou com ditado que diz que Deus ajuda quem cedo madruga. De fato, pesquisas recentes sugerem que, mesmo se não houver diretamente um auxílio divino, levantar nas primeiras horas da manhã pode ser extremamente benéfico para a saúde.

Pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, detectaram que estar acordado cedo pode ser sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. Por meio de um questionário virtual feito com 1.068 adultos, eles verificaram que aqueles com hábitos matutinos eram menos ansiosos e tinham mais disposição ao longo do dia.

Se Deus ajuda quem cedo madruga, como fazer isso?

Talvez o principal desafio para quem deseja acordar cedo seja aprender a adiantar as horas de sono. Diante de tantos estímulos externos, sejam notificações no celular ou os barulhos da televisão, como desacelerar o ritmo e se render mais rapidamente ao estimado tempo de descanso? Parece impossível, mas não é.

Deus ajuda quem cedo madruga

Acordar cedo pode ajudar você a ter um dia mais produtivo. Foto: iStock, Getty Images

Veja quatro dicas valiosas para acordar mais cedo:

  1. Mantenha uma rotina de horários

Nosso corpo possui um relógio biológico. Ele busca se adaptar à cronologia dos dias. Ou seja, é programado para realizar suas funções sempre em períodos médios de 24 horas. Daí a importância de manter horários bem regulados e ajustar esse cronograma interno.

Em outras palavras: se você sempre dormir em um horário x, seu corpo vai se acostumar a despertar sempre na hora y. Assim, levantar da cama não será uma tarefa tão penosa.

  1. Deixe o despertador longe

Prático, esse truque nem precisa de explicação. Se você colocar o despertador longe da cama, não vai ter como ativar a função soneca. Além disso, levantar para ir desligar o aparelho já é uma forma de começar a despertar aos poucos.

  1. Tenha uma motivação

O que faz você levantar pela manhã? Pode parecer uma pergunta boba, mas é fundamental ter uma meta que o faça abandonar o conforto das cobertas diariamente. Essa motivação pode ser desde algo mais básico, como o anseio por um delicioso café, pelo banho e pela corrida matinal, ou mesmo pelos projetos pessoais e objetivos que você quer atingir.

Independente de qual seja o fator motivacional no qual você se inspira para levantar, já tenha ele em mente antes mesmo de adormecer. Assim, ao despertar, é possível resgatar essa memória e começar o dia com todo gás.

  1. Deixe o sol entrar

A escuridão faz o corpo produzir melatonina, uma substância conhecida como hormônio do sono. Por isso, se o objetivo for abandonar a preguiça, a dica é simples: ligar a luz, que é a responsável por interromper esse processo e notificar o cérebro de que está na hora de acordar.

Por isso, um bom truque é deixar parte das janelas ou persianas abertas. Assim, quando os primeiros raios de sol surgirem, você já estará gradativamente começando a despertar.

Dicas para acordar rápido

Se você deseja acordar mais cedo, mas ainda não conseguiu regular seus horários, calma. Além de apostar em truques para conseguir abandonar a cama com rapidez, também vale a pena verificar certas dicas para ficar alerta de forma mais eficiente quando estiver atrasada, ainda que o tempo não esteja em seu favor.

Beber um copo d’água, tomar banho ou lavar o rosto com água fria e escovar os dentes são alguns hábitos importantes que favorecem a expulsão da preguiça. Também é válido ler o jornal ou ouvir no rádio algumas notícias, para estimular sua mente a trabalhar.

Mas o essencial é prestar atenção no seu corpo: ele é que vai dar os sinais alertando a hora ideal de dormir e despertar. Respeite o seu organismo e você poderá confirmar, por si mesma, que Deus ajuda quem cedo madruga.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!