Nutrição > Receitas

Gelatina mosaico é alternativa mais saborosa e colorida

Por Redação Fortíssima 13/02/2016

Os dias quentes de verão pedem sobremesas geladas e coloridas. Uma das receitas que fazem sucesso nessa temporada é a gelatina mosaico, muito simples de fazer. Não bastasse ser saborosa, ela é visualmente interessante e você pode surpreender seus convidados.

Sobremesa para o verão

A gelatina mosaico é popular no México e alguns outros países da América Latina. Os coloridos cubos de gelatina de morango, limão e laranja brilham como vitrais, o que a torna um ótimo item para decorar a sua mesa em festas. Além disso, é uma sobremesa que costuma ser aceita por todos, sendo bastante fácil de encontrar.

A palavra gelatina vem originalmente do latim gelatus, que significa gelatinoso. Acredita-se que ela já era usada pelos povos egípcios – traços foram encontrados em um túmulo faraó na forma de cola. Para quem pensa que é um sinal de simplicidade, saiba que já foi considerada indicativo de riqueza e que apenas a elite podia pagar por ela.

Ela também é saudável. Feita a partir de colágeno hidrolisado, ou seja, o colágeno separado a partir de sua fonte com a utilização de água. Como ele é uma proteína, acaba dando essa propriedade também à gelatina – que fornece ainda vários aminoácidos como glicina, prolina e hidroxiprolina, esses últimos dois os mais importantes para o organismo, segundo estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition.

Pesquisadores da Universidade de Tóquio estudaram os efeitos da gelatina na pele de ratos exposta à luz ultravioleta. Eles descobriram que aqueles sem gelatina na dieta tiveram uma diminuição média de 53% no teor de colágeno da pele, enquanto os que haviam comido a substância apresentaram um aumento na ordem de 17%.

A gelatina mosaico é bastante colorida

Além do sabor, as cores chamam a atenção. Foto: Instagram, Reprodução

Como preparar uma gelatina mosaico

Sem ideias para a sobremesa do próximo final de semana ou churrasco da família? Bastam alguns ingredientes simples para preparar essa receita. Você também pode fazer em pequenas porções para festas infantis.

Receita de gelatina mosaico

Ingredientes

4 pacotes de gelatina de cores diferentes

1 lata de leite condensado

½ litro de leite

10 folhas de gelatina sem sabor

Modo de preparo

Prepare os quatro pacotes de gelatina conforme as instruções da embalagem e coloque cada um deles em um recipiente quadrado diferente. Leve para a geladeira até que endureçam. Enquanto isso, em água fria, mergulhe as folhas de gelatina sem sabor.

Depois que endurecidas as quatro gelatinas, corte-as em cubos de aproximadamente dois centímetros cada. Coloque as cores misturadas em uma forma de bolo ou qualquer outra que tenha disponível.

Pegue outra tigela e agora misture o leite condensado com o leite e a gelatina sem sabor dissolvida, bem como um pouco de água quente. Despeje essa mistura nos cubos de gelatina colorida lentamente, com auxílio de uma colher. Coloque na geladeira por algumas horas.

Antes de servir, mergulhe o fundo da forma em água quente por dez segundos. Em sequência, pegue um recipiente para oferecer aos convidados. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!