Beleza > Pele

Conheça 4 dicas infalíveis para evitar o pé rachado

Por Redação Fortíssima 14/02/2016

Ficar com o pé rachado pode ser sinal apenas de ressecamento ou ainda indicar alguma doença de pele. Como não possui glândulas sebáceas, a região é uma das mais secas do corpo.  

Mas com alguns cuidados simples no dia a dia é possível evitar o problema e até mesmo trata-lo facilmente e sem sair de casa. Porém, em casos mais graves ou frequentes, é indicado procurar a ajuda de um profissional especializado, para que o tratamento seja mais efetivo.

Principais causas do pé rachado

A pele é um órgão muito sensível e fica exposta a uma série de agressões externas, o que acaba causando diversos danos. O ressecamento e as rachaduras podem ser consequências do envelhecimento, processo que aumenta ainda mais a sensibilidade da pele.

Além de ser um problema estético, isso também prejudica a proteção natural da cútis, contribuindo para o aparecimento de fissuras. Entre as causas do pé rachado, principalmente na região dos calcanhares, está a falta de umidade da pele.

Além disso, a falta de hidratação e andar descalço ou com sapatos abertos também leva ao ressecamento e deixa a pele mais espessa. O pé rachado ainda pode aumentar o risco do aparecimento de um problema chamado pé de atleta, uma infecção contagiosa de fungos que forma crostas com coceira na pele.

Outros fatores que contribuem para a rachadura nos calcanhares são diabetes, dermatite atópica, psoríase e hipotiroidismo. Em alguns casos, quando o pé rachado não é tratado, as fissuras profundas na pele podem desenvolver infecções graves.

Devido à má circulação, a formação de rachaduras nos pés de pessoas com diabetes pode levar a úlceras que não cicatrizam adequadamente, por exemplo. Ou seja, vale a pena manter a atenção.

Pé rachado pode ser sinal de falta de hidratação

Mantenha a região hidratada e evite rachaduras. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar o problema

Quer se livrar desse problema incômodo ou pelo menos impedir que ele seja uma constante na sua rotina? Confira alguns cuidados que podem ajudar:

  • A dica mais importante é manter os pés sempre limpos e bem hidratados. Para isso, aplique cremes hidratantes indicados para os pés diariamente. Esses produtos já possuem ativos específicos para suprir as necessidades da pele dos pés, como vitamina B3 e ureia
  • Um bom truque para potencializar a hidratação da região é utilizar meia ou enrolar papel filme nos pés após a aplicação do produto, aumentando a penetração do creme na pele
  • Uma vez por semana ou a cada 15 dias, faça esfoliações com um aparelho apropriado para a região dos pés. A prática remove e pele ressecada sem agredi-la, estimulando a renovação celular, eliminando impurezas e prevenindo o pé rachado
  • Use calçados confortáveis e evite andar descalço, pois o atrito causado pelo contato direto com o chão permite que a pele da região engrosse para se defender do trauma. Evite também o uso muito frequente de chinelos e sapatos abertos, pelo mesmo motivo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!