Nutrição > Receitas

Quer variar na cozinha? Experimente o macarrão de abobrinha

Por Redação Fortíssima 14/02/2016

Para quem quer diminuir o consumo de massas em sua dieta, o macarrão de abobrinha é a opção ideal. Muito mais saudável, seu sabor pode realmente surpreender. Esse tipo de receita também é indicado para quem deseja perder peso ou evitar o glúten nas refeições do dia a dia.

Menos massa, mais abobrinha

A massa é um produto refinado feito a partir de grãos, que contribuem para uma dieta equilibrada. Embora esses eles forneçam nutrientes essenciais como magnésio, potássio e selênio, o processo de refinamento reduz muitos deles, de acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition.

Não bastasse isso, a elevada quantidade de carboidratos na massa libera insulina em sua corrente sanguínea. Ela é conhecida por ser o hormônio da fome, já que desencadeia a vontade de comer e permite que a energia do alimento seja armazenada como gordura. O macarrão ainda contém glúten, que algumas pessoas não conseguem digerir.

Porção de macarrão de abobrinha.

O macarrão de abobrinha é uma opção mais saudável que a versão tradicional. Foto: iStock, Getty Images

Na hora de escolher a massa, vale a pena procurar sempre as opções integrais. Mesmo assim, é preciso comer uma pequena porção. Mas se você acha esse tipo de alimento prático e não consegue tirá-lo com regularidade do cardápio, uma opção é substituir pela abobrinha.

O macarrão feito com abobrinha é uma ótima maneira de ingerir mais legumes, possui menos calorias (cerca de 17 calorias por 100 gramas) e pode ser consumido por pessoas intolerantes ao glúten e que estão em dieta de perda de peso.

A abobrinha serve como uma boa fonte de vitamina C. Ela é dissolvida nos seus fluidos corporais e protege as células contra os radicais livres, que são compostos altamente reativos que oxidam o seu DNA e muitas vezes causam danos celulares.

Receber a quantidade suficiente de vitamina C também ajuda na comunicação das células nervosas, na metabolização do colesterol e na manutenção de tecidos fortes. Ela ainda é fonte de luteína e de zeaxantina, dois fitonutrientes que pertencem à família dos carotenóides – mesma família de nutrientes como o  betacaroteno, uma fonte de vitamina A.

A luteína e de zeaxantina promovem a visão saudável. Elas filtram os raios de luz que entram em seu olho, ajudando a garantir que os raios nocivos não danifiquem seus tecidos oculares.

Como fazer um macarrão de abobrinha

Quer experimentar essa delícia? Então confira a receita que a equipe do Doutíssima separou para você e deixe a sua rotina alimentar mais leve e saudável:

Ingredientes

6 abobrinhas

500 gramas de carne moída refogada

1 xícara de molho de tomate

2 dentes de alho picados e amassados

Azeite para refogar

1 copo de requeijão light

2 colheres de leite

Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

Modo de preparo

Lave e corte cada abobrinha em fatias fininhas, no sentido do comprimento, e depois em tirinhas fininhas com um cortador de legumes, para ficar parecido com uma massa normal. Agora cozinhe por alguns poucos minutos, como se fosse um macarrão tradicional.

Quando estiver al dente, retire do fogo, escorra a água e mantenha em água gelada, para parar o cozimento. Agora refogue com sal e temperos. Para o molho, use a carne já refogada com o requeijão, orégano, sal, pimenta do reino e duas colheres de leite. Coloque sobre a abobrinha e leve para gratinar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!