Nutrição > Receitas > Sem Lactose

Suflê de espinafre sem lactose é alternativa saudável

Por Redação Fortíssima 14/02/2016

Saboroso, saudável e nutritivo. Estas três qualidades você pode encontrar em um só prato, o suflê de espinafre. Com alto teor de ferro e cálcio, o vegetal de folhas verdes, amplamente utilizado em sopas, saladas e molhos, é benéfico para a saúde – especialmente para mulheres grávidas e seus bebês.

Benefícios do espinafre

Segundo a nutricionista Adriana Pittelkow, os benefícios do espinafre vão além das faixas etárias. Ele  traz nutrientes que ajudam das crianças aos idosos. “É um alimento altamente nutritivo sendo uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B e vitamina K”, completa.

Além disso, também conta com minerais como o ferro, o cálcio, magnésio, manganês, potássio e sódio. Mesmo rico em nutrientes, possui baixo nível calórico: são apenas 23 calorias por 100 gramas de seu consumo – e as vantagens não param por aí.

Para os olhos

Rico em luteína e zeaxantina, o vegetal faz maravilhas para a saúde dos olhos. Esses compostos previnem doenças como a degeneração macular, a fotofobia e a catarata. A ingestão de espinafre é tão indicada para os idosos, pois as desordens citadas relacionadas diretamente com a idade.

Para o sistema imunológico

O espinafre é uma rica fonte de betacaroteno, que é um antioxidante que ajuda o organismo contra processos de oxidação pelo radicais livres. Isto reduz o risco de câncer e de várias doenças relacionadas com o coração. Além disso, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e prevenir o declínio cognitivo.

Para a digestão

Como os outros vegetais de folhas verdes, o espinafre é uma boa fonte de fibra dietética, o que o torna um alimento ideal para o estômago. Elas ajudam na digestão e na limpeza do intestino.

Para o emagrecimento

Rico em nutrientes essenciais, mas com poucas calorias, o espinafre é excelente alternativa para perda de peso. Rico em fibras, ela ajuda a manter uma pessoa saciada por mais tempo.

Para os intolerantes à lactose

É comum algumas pessoas desenvolverem indícios que não suportam leite animal e seus derivados, devido a uma queda natural da produção da enzima lactase no intestino. Essa condição pode ser superada por fontes ricas em cálcio. Casos do espinafre, das amêndoas, da couve, do figo e do tofu, por exemplo.

Suflê de espinafre sem lactose e sem glúten

O suflê de espinafre é uma receita saborosa e nutritiva. Foto: iStock, Getty Images

Suflê de espinafre sem lactose e sem glúten

Com tantos benefícios, fica impossível não incluir esse vegetal no seu cardápio, não é mesmo? Aprenda então a fazer uma receita de suflê de espinafre sem lactose e sem glúten e tenha uma vida mais saudável.

Ingredientes

2 maços de espinafre

1/2 xícara de grão de semente de girassol sem casca

1/2 cebola roxa

1 xícara de nozes em pedaços

1 dente de alho

Pimenta do reino, noz-moscada e sal a gosto

2 colheres de sopa de farinha de arroz

4 ovos

Azeite de oliva

250 ml de leite de arroz

Modo de preparo

Doure a cebola e o alho bem picadinhos no azeite. Depois, tire as folhas do espinafre e coloque-as em uma panela, despeje água quente por cima e abafe. Para isso, a panela precisa estar fora do fogo. Deixe-a assim por seis minutos e escorra.

Em seguida, pique as folhas de espinafre e refogue um pouco no alho e na cebola com azeite. Separe as gemas das claras, pegue a parte amarela do ovo e misture com a farinha de arroz. Bata até formar uma mistura bem homogênea. Coloque-a no refogado de espinafre, em fogo baixo, e aos poucos acrescente o leite de arroz.

O ponto é você que escolhe, mais consistente ou mais cremoso. Agora coloque as nozes e a semente de girassol. Adicione a pimenta do reino, a noz-moscada e o sal a gosto e reserve. Para finalizar, bata as claras em neve e ponha uma pitada de sal. Aos poucos, misture as claras em neve ao preparado de espinafre.  

Pronto! Seu suflê de espinafre já pode ser assado. Coloque em uma fôrma untada com azeite e farinha de arroz, leve ao forno pré-aquecido (180ºC) e deixe até dourar, por 15 a 20 minutos.