Filhos > Gravidez e Filhos

Ofurô para bebês pode ser alternativa à banheira tradicional

Por Redação Fortíssima 15/02/2016

Muitos bebês têm verdadeiro horror ao banho. Mas novas abordagens podem ajudar as mamães que sofrem com esse problema. Uma delas é o ofurô para bebês, que utiliza uma banheira em forma de balde, prometendo imitar as condições do útero e proporcionar tranquilidade para a criança.

Modelo de banheira inusitado surgiu na Holanda

A hora do banho é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional, segundo pesquisadores da School of Medicine da Miami University, Estados Unidos. Quando os pais esfregam a pele do bebê dentro ou fora de um banho, isso estimula nervos de diferentes partes do corpo. Em muitos casos, a ação reduz a frequência cardíaca, a pressão arterial e leva as ondas cerebrais para estados que proporcionam maior relaxamento.

Ofurô para bebês ajuda a criança a relaxar.

Ofurô para bebês pode ajudar criança a relaxar e dormir melhor. Foto: iStock, Getty Images

A pesquisa também associou esse contato com menor agressão entre crianças. Comparando famílias de Paris com famílias de Miami, os cientistas descobriram que os pais parisienses usam toques mais carinhosos e têm filhos que são menos agressivos na escola.

Acontece que muitos bebês podem ter problemas para relaxar na hora do banho. São vários os possíveis motivos, mas um dos mais comuns é que eles não se sentem confortáveis ou estranham a experiência. E um novo tipo de banheira, parecido com um balde, pode ajudar nessa hora.

Produzido pela primeira vez em 1996, na Holanda, o ofurô foi desenhado por Anita Belderok depois que seu próprio bebê não conseguia relaxar durante o banho. Para as parteiras e enfermeiras holandesas, a “’terapia do balde ” era prática já comum, e foi justamente uma delas quem sugeriu que Anita tentasse essa abordagem.

Ofurô para bebês imita condições no útero

Os defensores do ofurô indicam que o balde é capaz de imitar as condições uterinas e promover o relaxamento. Acredita-se que a partir do sexto mês de gestação o bebê já desenvolva a memória, sendo capaz de lembrar tudo o que aconteceu no útero desse momento até o nono mês de vida.

Quando ele entra nesse tipo de banheira, será capaz de lembrar da tranquilidade que sentia no útero, principalmente porque estará em uma posição semelhante – o que dificilmente acontece em uma banheira normal na qual fica deitado de costas. Além disso, o banho no ofurô pode ter propriedades terapêuticas, ajudando a melhorar o sono e reduzir as cólicas.

Para isso, o banho deve ser mais demorado do que o convencional, e o bebê deve ser submerso em água morna – cerca de 37ºC. Esse tipo de banho é indicado desde o nascimento até os seis meses de idade. É fundamental que o pequeno fique sentado no fundo, e que a água alcance até os seus ombros.

Quando a criança é muito pequena e não tem a sustentação completa da cabeça, são necessárias duas pessoas para essa missão. Quando ele conseguir sentar sozinho, apenas um cuidador consegue dar o banho.

Fique atenta apenas ao fato de que não é qualquer balde que serve como um ofurô. Esse tipo de banheira é maior e não possui alça, tendo uma base antiderrapante que proporciona maior segurança ao bebê.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!