Exercícios > Fitness

Saiba como o simulador de escada pode beneficiar sua saúde

Por Redação Fortíssima 15/02/2016

Escolher o tipo de equipamento de cardio que é certo para você nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em razão da grande oferta de aparelhos. Esses novos equipamentos são capazes de ajudar a queimar muito mais calorias, proporcionando um ótimo treino para o corpo. Um deles é o simulador de escada, que oferece uma ampla gama de recursos, opções e programas. Os benefícios são surpreendentes.

Simulador de escada vai fazer você suar

Esse equipamento é semelhante à esteira rolante, mas com degraus ao invés de uma superfície plana em movimento – em outras palavras, você sobe incontáveis lances de escadas, mas não vai muito longe. Ele trabalha vários grupos musculares e partes do corpo, principalmente os glúteos, iliopsoas, isquiotibiais, quadríceps, panturrilha e coluna vertebral.

A ideia para um exercício simulando os movimentos físicos de subir escadas nasceu em 1983 com Lanny Potts, que batizou seu aparelho de Stairmaster Stepmill. Atualmente há muitas outras máquinas que possuem o mesmo mecanismo. É um modelo de fitness que veio realmente para ficar, já que possui vários benefícios.

Simulador de escada é exercício benéfico

Simulador de escada é um bom exercício cardiovascular. Foto: iStock, Getty Images

O simulador de escada possui velocidade e resistência ajustáveis. É preciso equilíbrio simples para usá-lo, mas uma força significativa. Músculos como isquiotibiais, quadríceps e glúteos são treinados em várias repetições, algo bastante favorável para construção muscular magra e queima de gordura.

Como os músculos abdominais também são necessários para manter o equilíbrio, esse aparelho fica ainda mais desafiador do que outros similares. Ele ainda é um ótimo exercício cardiovascular devido à capacidade de aumentar a frequência cardíaca quase que imediatamente.

O nível definido determina a intensidade do treino, mas mesmo naqueles mais baixos é possível obter grandes resultados. Conforme um estudo publicado na revista Preventive Medicine, subir escadas é capaz de melhorar o consumo de oxigênio e aumentar o nível de lipoproteína de alta intensidade, o “colesterol bom”.

Como é o treino?

Para quem quer utilizar o simulador de escada, é melhor iniciar em uma baixa intensidade porque o aparelho realmente exige esforço – desaconselhável para quem ainda não está com boa aptidão física. Pesquisadores da Universidade de Ulster descobriram que exercícios aeróbicos que levam o ritmo cardíaco a 85% do máximo por mais de 10 minutos liberam radicais livres perigosos no organismo.

Além disso, redobre a atenção ao usar a máquina se você tem problemas de equilíbrio ou dor no joelho – casos em que é válido consultar um médico antes de começar. Praticando por um tempo, logo você se sentirá apto e capaz a tentar novos desafios com o aparelho – aumentando a intensidade ou dando passos duplos, por exemplo.

Para garantir a eficácia do treino, é importante dar atenção à postura ao executá-lo, que deve ser totalmente ereta. É verdade que o aparelho possui apoio para as mãos que ajudam no equilíbrio, mas isso não significa que você deve apoiar o corpo sobre os braços.

Mantenha a postura ereta e utilize o apoio levemente caso seja necessário – isto é, não jogue qualquer peso sobre eles. Lembre-se de que são as suas pernas as que deverão estar fazendo todo o trabalho.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!