Bem-Estar > Motivação

Telegram ou WhatsApp? Confira as diferenças entre os dois

Por Redação Fortíssima 15/02/2016

No início do mês, o CEO e cofundador do WhatsApp, Jan Koum, confirmou que o aplicativo chegou alcançou um bilhão de usuários ativos mensais. Ou seja, é utilizado por uma em cada sete pessoas no mundo. Mas os números expressivos estão longe de significar que ele não tem concorrentes – o Telegram está aí para confirmar a concorrência.

No final do ano passado, quando o WhatasApp teve um bloqueio temporário no Brasil, houve um aumento intenso no número de usuários do Telegram. De acordo com a empresa, foram 1,5 milhões de downloads em cinco horas e 5,7 milhões durante o dia.

O pico de crescimento foi tanto que o suporte técnico sofreu com uma sobrecarga que impediu que seus gateways entregassem as mensagens SMS de confirmação das contas daqueles que tentaram começar a usar o serviço.

Telegram

O forte do aplicativo é a segurança. Foto: Denys Prykhodov, Shutterstock

Telegram x WhatsApp

A pergunta que fica dessa disputa, no final de contas, é qual deles oferece os melhores serviços aos usuários. Ainda não decidiu? Confira a lista que a equipe do Doutíssima preparou com os prós e contras de cada um dos aplicativos: 

Privacidade

Uma das grandes diferenças entre os mensageiros está no quesito segurança. Enquanto o WhatsApp não é muito forte nesse ponto, o Telegram investe bastante – especialmente na privacidade de seus usuários.

O app possui duas camadas de proteção criptográfica, que dificulta o acesso aos dados das contas. Além disso, ele conta com os chamados secrets chats, que são salas de conversa que utilizam criptografia end-to-end.

Esse recurso garante que as mensagens só sejam decodificadas quando chegaram ao telefone do destinatário, sem deixar nenhum rastro pelo caminho. Esses chats secretos têm prazo de validade delimitado por você. Quando termina, eles são deletados automaticamente.

Gratuidade

Embora ambos se digam gratuitos, somente o Telegram não cobra nada pelo uso. Embora o WhatsApp ofereça um longo período de teste, em que não são cobradas taxas, depois de expirado esse prazo você precisa arcar com US$ 0,99 por uma assinatura anual.

Já o seu concorrente ainda é. Segundo o site oficial do Telegram, a empresa recebeu uma doação substancial de uma investidora e esse dinheiro está longe de terminar. Quando essa quantia acabar, o serviço dependerá de donativos dos seu usuários ou pode passar a vender recursos adicionais.

Internacionalidade

O WhatsApp também tem suas vantagens, não é a toa que ainda é líder do segmento. Entre seus principais pontos positivos está a maior variedade de idiomas usados pela plataforma. O campeão de downloads possui 35 linguagens diferentes, além da versão adaptada para os brasileiros.

O Telegram, por sua vez, só possui suporte para inglês, espanhol e arábico. Não há uma interface em português, o que ainda gera alguma resistência entre os brasileiros.

Recursos de áudio

Talvez a principal vantagem do WhatsApp frente ao seu concorrente esteja nos recursos de áudio. Se você é um usuário do mensageiro, certamente deve abusar das mensagens de voz e algumas vezes já deve ter usado o aplicativo para fazer ligações sem custo.

Essa é uma facilidade que o Telegram ainda não oferece e também não há previsão para a criação e desenvolvimento de algo parecido.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!