Bem-Estar > Dia a Dia

Passo a passo: aprenda como tirar mancha de roupa

Por Redação Fortíssima 16/02/2016

Nem todo mundo sabe como tirar mancha de roupa. Existem diferentes tipos de manchas que não são removidas apenas com uma lavagem comum, causando dor de cabeça em muita gente. Além disso, é preciso levar em consideração ainda o tipo de roupa e substância que entrou em contato com ela.   

Utilizar alvejantes e outros produtos de forma errada também pode acabar piorando a situação e danificando as roupas. Por isso, algumas alternativas caseiras podem ser as melhores opções para remover manchas difíceis como molho, gordura e vinho.

Veja como tirar mancha de roupa

Gordura ou óleo

Para essas manchas, um bom truque caseiro é colocar talco sobre a mancha e deixá-lo agir por algumas horas. O talco absorve a maior parte da gordura, facilitando a remoção do resto da sujeira com uma lavagem normal.

Café

Muito comuns no dia a dia, essas manchas exigem ação rápida. Quando a bebida é derramada recentemente, basta usar sabão e água bem quente para a remoção, esfregando bem a região. Para manchas secas, é indicado esfregar com um pano embebido em glicerina, deixar agir por 30 minutos, colocar água quente e esfregar novamente.

Caneta

Outro caso em que as pessoas se perguntam como tirar mancha de roupa é quando ocorre um risco acidental com caneta esferográfica. Aqui, o truque é aplicar um pouco de detergente na mancha e esfregar por alguns minutos.

Ferrugem

No caso de manchas de ferrugem, basta esfregar com suco de limão. Para marcas com batom, faça uma mistura de água quente com detergente e aplique sobre a mancha, esfregando bem. E para as manchas de suco de uva e molho de tomate, aplique sabão líquido concentrado diretamente sobre o local, com o tecido seco, deixando agir por alguns minutos.

Cuidados importantes

Na hora de saber como tirar mancha de roupa, é preciso ter muito cuidado ao colocar as peças de molho. Inicialmente, quando o tecido está de molho, a mancha está sendo removida. Porém, se ficar por muito tempo, a sujeira contamina a água e acaba se espalhando por toda a roupa. Para evitar que isso aconteça, o molho deve ser feito entre 20 e 30 minutos.

É importante aprender como tirar mancha de roupa

Com os cuidados certos, manchas não precisam estragar seu humor. Foto: iStock, Getty Images

Outra dica muito útil é sempre utilizar primeiro o sabão líquido para tentar remover a mancha. E apenas após, se necessário, aplicar o alvejante em pó, que é mais agressivo e pode danificar a roupa.

Quando ocorre transferência de cor de uma peça de roupa para outra, a dica é aplicar um pouco de álcool 70% no tecido ainda molhado. Se a roupa secar, a mancha torna-se permanente.

No caso de tênis e calça jeans, é indicado usar uma escova de dentes para esfregar o local com mais precisão. Porém, sem utilizar escovas grandes, que danificam os tecidos e são indicadas apenas para a limpeza da casa.

E aí, aprendeu como tirar mancha de roupa? Quer compartilhar alguma dica? Venha contar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!