Beleza > Especial Casamento

Conheça 5 maneiras de inovar na chuva de arroz de casamento

Por Redação Fortíssima 16/02/2016

A tradicional chuva de arroz nos recém-casados já é tão comum em cerimônias, que poucos sabem: a origem da tradição data de aproximadamente quatro mil anos atrás. O costume veio dos hindus e chineses, que viam o grão como um símbolo de prosperidade e fartura. Mas se você quer evitar o desperdício de comida ou simplesmente inovar, há várias alternativas.

Chuva de arroz

A chuva de arroz é uma tradição muito antiga nos rituais de união. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas para substituir a chuva de arroz

As possibilidades para renovar o protocolo da chuva de arroz são amplas. Confira, abaixo, cinco opções que podem ser ideais pelo apelo estético, ou pela simbologia.

Pétalas de flores

O aroma e o romantismo das flores combinam muito bem com a atmosfera do casamento. Podem ser a alternativa ideal para encerrar a cerimônia com chave de ouro. Sem falar que a escolha vai render fotos incríveis de lembrança.

Sparklers

As pequenas varetas que soltam faíscas e se parecem com mini fogos de artifício incrementam a saída da cerimônia. São as mesmas usadas em aniversários, mas no casamento os convidados seguram os adereços ao redor do casal. Só é preciso ter cuidado em ambientes fechados.

Bolhas de sabão

Para noivos fofos, as bolhas de sabão são uma ótima opção – e as crianças vão adorar. Nas fotos, o resultado também fica incrível.

Papel picado

Em tons de prata e dourado, a chuva de papel picado representa uma alternativa glamourosa para substituir o arroz. Uma solução prática para incrementar o momento especial.

Corações de confete

Se a ideia for realmente dar um apelo romântico ao encerramento da cerimônia, a chuva de corações de confete é garantia de um momento colorido, memorável e, visualmente, incrível.

O significado das tradições matrimoniais

Agora que você já sabe a origem da tradição da chuva de arroz, que tal conhecer o que está por trás de outros símbolos do casamento? Os padrinhos, por exemplo, antigamente eram escolhidos com a função de proteger a noiva de possíveis raptores. Por isso, o eleito era sempre um amigo, guerreiro e forte, para vigiar a cerimônia.

A aliança é uma tradição francesa, que surgiu por volta do século 15. Até hoje, sua forma circular simboliza o prenúncio do amor eterno de um casal. Por isso, a troca de aneis no altar é sempre um momento especial, que demonstra a devoção e a união entre duas pessoas.

Até mesmo o icônico primeiro beijo trocado pelos noivos ao fim da celebração é cercado de histórias. Em muitas culturas, se acreditava que através dele os noivos compartilhavam suas almas pela respiração. Atualmente, a carícia nupcial tem um apelo romântico, digno de um final feliz.

O buquê da noiva, um verdadeiro clássico dos casamentos, teve símbolos diversos ao longo da história. Para compor o adereço, gregos e romanos utilizavam uma mistura de alho e ervas, para afastar espíritos maus e garantir uma união frutífera.

Na antiga Polônia, as noivas colocavam açúcar no buquê e o atiravam aos convidados, como um gesto de compartilhamento de sua felicidade. Interessante, não é?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!