Nutrição > Receitas

Hot dog vegetariano é opção para quem não come carne

Por Redação Fortíssima 16/02/2016

Quem deseja uma vida mais natural e evita comer carne pode ficar sem opções quando se trata de fast food. Acontece que muitas receitas são capazes de substituir hambúrgueres e salsichas. O hot dog vegetariano é uma das alternativas mais parecidas com a versão tradicional, mas na hora de comprar os ingredientes é preciso ter bastante atenção na escolha.

Uma alternativa sem carne

Preparar o hot dog vegetariano é uma ótima opção para quem é vegetariano. Há muitas razões pelas quais as pessoas escolhem esse estilo de alimentação – dentre as mais comuns estão crenças religiosas e questões de saúde, mas há também quem se preocupe com direitos dos animais ou o meio ambiente.

Costuma-se seguir diferentes formas de vegetarianismo. Um autêntico vegetariano não come qualquer tipo de carne, incluindo frango e peixe. Uma forma mais rigorosa do vegetarianismo é o veganismo. Nesse caso ovos, produtos lácteos e quaisquer outros que tenham origem animal (como mel e gelatina) são excluídos da alimentação cotidiana.

Hot dog vegetariano é opção pra quem não come carne

Receita de hot dog vegetariano é prática e rápida de fazer. Foto: iStock, Getty Images

A boa notícia é que muitas receitas podem serem feitas sem carne ou derivados. E vários produtos que você encontra nos supermercados são capazes de ajudar nessa missão. O hot dog, por exemplo, pode ser preparado a partir de uma salsicha feita com proteína de soja. Porém, vale saber que pesquisadores indicam a necessidade de muita atenção na hora de escolher esses produtos.

De acordo com um estudo da Clear Labs, empresa de análise de alimentos, 10% dos produtos vegetarianos para cachorro quente contêm carne. E o mais preocupante é que os pesquisadores encontraram problemas de higiene em quatro de suas 21 amostras vegetarianas. 

Como preparar um hot dog vegetariano

Se você quer variar o seu cardápio ou quer diminuir a quantidade consumida pela sua família, vale a pena experimentar essa receita vegetariana. Veja como preparar:

Ingredientes

1 dente de alho grande picado

1 cebola grande picada

2 tomates médios picados

1 lata de milho

1 lata de salsicha vegetal

1 xícara de molho de tomate

1 colher de chá de orégano

3 colheres de sopa de cheiro verde picado

1 colher de sopa rasa de açúcar

Sal a gosto

Pimenta do reino ou pimenta calabresa

Pão para hot dog

Batata Palha

Maionese

Catchup

Mostarda.

Como fazer

Primeiro, corte as salsichas no sentido do comprimento. Em uma frigideira, coloque um pouquinho de óleo e doure as salsichas dos dois lados. Reserve. Então, doure o alho e a cebola, junte os tomates e deixe refogar um pouquinho. Coloque o molho de tomate, o milho, o sal, o açúcar, o orégano e a pimenta.

Para deixar o molho menos denso, é possível colocar um pouco de água até o ponto desejado. Quando levantar fervura, coloque as salsichas. Cozinhe por 5 minutinhos e desligue.

A montagem do seu hot dog é simples e fica a seu critério. Se quiser uma dica, basta colocar o molho de salsicha no pão, a batata palha e os condimentos. É possível ainda substituir a salsicha vegetal por cenoura e surpreender-se com o sabor.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!