Esporte > Fitness

Quer sair da rotina? 4 esportes de aventura para praticar

Por Redação Fortíssima 16/02/2016

Se você quer adicionar mais adrenalina ao seu treino, uma boa opção é a prática de esportes de aventura. Existem diversas modalidades, seja no ar, na terra ou na água. A maioria dessas atividades são saudáveis ​​e benéficas para você de várias maneiras – desde que você não vá além dos seus limites, é claro.

Esportes de aventura podem fazer bem para você

Muitas pessoas pensam que esse tipo de atividade possui apenas um benefício momentâneo de prazer. Mas, de acordo com um estudo publicado no Journal of Health Psychology os esportes de aventura, são capazes de tornar as pessoas mentalmente mais fortes. Ou seja, podem ajudar em muitas condições relacionadas com o estresse e a ansiedade.

Segundo os pesquisadores, esses benefícios se devem ao medo que os praticantes experimentam durante o exercício. No fim das contas, a capacidade de superação desses temores leva ao fortalecimento mental do atleta.

Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of Humanistic Psychology informa que esse tipo de aventura é capaz de tornar as pessoas mais humildes. Conduzido por estudiosos australianos, foi constatado que as pessoas que têm contato com eventos perigosos como os proporcionados por esses esportes possuem maior noção da força da natureza – o que lhes dá um grande senso de coragem e humildade.

Esportes de aventura

Mergulho é uma prática saudável e prazerosa. Foto: iStock, Getty Images

Modalidades que você pode praticar

Se você quer começar a praticar esportes radicais, vale a pena ir em busca de algumas opções perto de sua casa. Lembre-se de que muitos deles exigem algum tipo de treinamento prévio, e que isso é extremamente importante para sua segurança.  Além disso, procure sempre um instrutor experiente para orientação.

  1. Asa delta

Quem pratica esqui costuma ter contato com lindos cenários e fazer um grande exercício físico enquanto desce montanhas. Acontece que é possível ter esses mesmos benefícios voando como um pássaro. Esse é um esporte extremamente viciante e que você provavelmente não conseguirá parar de praticar depois de começar.

  1. Canoagem

Manter contato com a natureza é capaz de trazer inúmeros benefícios para o corpo e para mente. E uma das melhores formas de criar essa relação é a canoagem. A boa notícia é que esse esporte pode ser adaptado da maneira que você preferir. É possível ir à praia, alugar um caiaque e remar no mar, ou então buscar regiões interioranas que possuam rios e se aventurar da mesma forma.

  1. Ciclismo

Engana-se quem pensa que o ciclismo é um esporte urbano e não pode envolver adrenalina. Que tal sair em busca de trilhas na montanha? Você irá se surpreender com os cenários que conseguirá visitar. É ainda uma excelente alternativa para quem deseja manter-se em forma ou perder alguns quilos, já que pedalar em terrenos íngremes exige muito mais do corpo do que no asfalto urbano.

  1. Mergulho

Quem gosta de nadar não precisa limitar-se a superfícies de rios e mares. Há muito o que explorar abaixo. Trata-se de um esporte relaxante e que nos permite conhecer ambientes aos quais não estamos acostumados – sendo uma aventura porque você não sabe o que vai encontrar pela frente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!