Exercícios > Fitness

Zentsu: conheça a modalidade de yoga feita debaixo d’água

Por Redação Fortíssima 16/02/2016

A yoga possui diferentes tipos de modalidades, permitindo que todas as pessoas possam aproveitar seus diversos benefícios, sempre baseados na meditação e no controle da respiração. Umas das novidades entre as técnicas é chamada de zentsu, ou Zen Harmony Diving, nova tendência de mergulho realizada em Bali.

A aula utiliza métodos de relaxamento, yoga e meditação subaquáticos, levando os praticantes a até 12 metros abaixo d’água. A prática promove grande sensação de bem-estar e promete despertar o sentimento de estar de volta ao útero materno.

Como funciona o zentsu

Praticado em águas calmas do mar ou de um lago, o método de relaxamento faz o corpo balançar em um ritmo que promove sensação de segurança e tranquilidade.

Zentsu

O zentsu ajuda no controle da respiração e na meditação. Foto: iStock, Getty Images

As aulas de zentsu podem ser praticadas por até 4 alunos e a profundidade depende do nível de experiência do praticante. O máximo permitido é 12 metros de profundidade. Para a prática, é utilizado equipamento de mergulho comum ou máscaras de mergulho integrado, que permitem a respiração por meio do nariz e da boca.

Um dos principais benefícios do zentsu é despertar o sentimento de estar de volta ao conforto e aconchego do útero materno, o que aumenta a capacidade de relaxamento e o foco na meditação, potencializando os resultados da técnica.

Realizar o método embaixo d’água também ajuda no controle da respiração, aumenta a capacidade dos pulmões e alivia consideravelmente o estresse, além de reduzir o risco de lesões.

Outras técnicas de yoga na água

Além do Zentsu, existem outras modalidades que também aliam os benefícios da yoga com a prática aquática. De uma maneira mais fácil e acessível, é possível praticar yoga aquática não só em grandes profundidades, mas também em piscinas.

Nesse caso, parte da aula e poses são praticadas em flutuação, em que o corpo é sustentado com a ajuda de acessórios. A outra parte é feita com os pés no chão ou apoiados nas borda da piscina. Os movimentos podem ser feitos individualmente, em dupla ou até mesmo em grupo.

A técnica alia os efeitos da aula convencional de yoga aos benefícios oferecidos pela água nos exercícios de flexibilidade, meditação e relaxamento. Nas aulas, o praticante executa posturas do hatha yoga associadas ao trabalho de respiração.

Tanto o zentsu quanto qualquer outro tipo de yoga aquática deve ser sempre praticada com a indicação e o acompanhamento de um mestre. Em geral, a prática não é indicada para quem não está adaptado ao meio aquático, mas sempre é possível adaptar os movimentos de acordo com as limitações e características de cada praticante.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!