Beleza > Pele

Aprenda a tornar o seu ritual de beleza mais prático

Por Redação Fortíssima 17/02/2016

Creme para reduzir linhas de expressão, esfoliante para renovar as células, hidratante para nutrir e gel para acabar com as espinhas. Seu ritual de beleza conta com todos esses cosméticos – ou ainda mais? De fato, com a promessa de tantos produtos milagrosos no mercado, é difícil otimizar tempo quando o assunto é beleza.

No Brasil, a vaidade das mulheres é incontestável. Isso só impulsiona ainda mais o setor de beleza: novidades estão disponíveis a todo instante. De acordo com a Euromonitor International, empresa que realiza pesquisas de mercado em esfera global, o Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos. Perde apenas para os Estados Unidos e o Japão.

Dicas para aprimorar seu ritual de beleza

A questão é que, além de demandar dinheiro e dedicação, o uso de uma grande quantidade de produtos de higiene pessoal pode até prejudicar a pele. Isso porque cada derme tem uma forma muito particular de reagir às variadas combinações de ativos. Assim, a tendência agora é reduzir a quantidade de cosméticos e focar na qualidade.

Ritual de Beleza

Com cuidados diários, sua pele fica bonita e saudável por muito tempo. Foto: iStock, Getty Images

Para eliminar os excessos, comece 2016 com o pensamento menos é mais. Veja, abaixo, dicas bem pontuais sobre como criar um ritual de beleza prático e rápido, de acordo com as necessidades da sua pele. Observe que os produtos indispensáveis variam de acordo com a idade:

30 a 40 anos

Nesta faixa etária, a pele necessita de hidratação e fotoproteção. Para os cuidados da manhã, aposte em um creme ou sérum com ativos rejuvenescedores, como ácido hialurônico, para nutrir a derme. Aplique sempre um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30.

À noite, para recuperar a vivacidade da epiderme após a exposição aos fatores externos, vale lançar mão do ácido retinoico. Lembre-se, também, de sempre lavar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele.

40 a 50 anos

Além de hidratação e proteção, a sua pele vai necessitar de revitalização. Por isso, a dica é apostar em produtos potentes: invista nos que contêm ativos como vitamina C e E. À noite, além de higienizar o rosto, vale lançar mão de substâncias que ajudam a reestruturar os tecidos, como o silício orgânico.

50 anos ou mais

Além de exigir todos os cuidados presentes nas fases anteriores, sua pele agora também vai precisar de auxílio na sustentação. Para isso, aposte em cremes antioxidantes e no ácido retinoico, que vai ajudar a promover a renovação celular e estimular a produção de colágeno. Nesta faixa etária, o acompanhamento do dermatologista garante melhores resultados.

Cuidados básicos com a pele

Independente da sua idade, determinados cuidados simples com a pele são indispensáveis e podem ajudar a melhorar muito seu aspecto. Como estamos falando do órgão que mais fica exposto ao sol, o protetor solar é fundamental – no inverno e no verão. Beber bastante água é outro fator imprescindível para manter a hidratação em dia.

Há, ainda, as precauções pontuais na rotina. Evite banhos muito quentes, pois a água pode eliminar a lubrificação natural da pele e sempre retire a maquiagem antes de dormir, para não dar chance à acne. Assim, você vai perceber visualmente melhoras significativas.

E como é o seu ritual de beleza? Deixe um comentário! E venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!